Quais são os dois conceitos fundamentais para a comparação de trabalhos físicos?
Soluções para a tarefa
O trabalho, expressado por W (do inglês work) ou pela letra grega τ (tau), trata-se da energia transferida através da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.
O trabalho é um número real que pode ser positivo ou negativo. Quando a força atua no sentido do deslocamento, fala-se que o trabalho é positivo, ou seja, existe energia sendo acrescentada ao corpo (ou sistema). No caso de haver uma força no sentido contrário ao deslocamento ela retira energia do corpo (ou sistema). Qual o tipo de energia, cinética ou potencial, irá depender do sistema em consideração.
Energia potencial: forma de energia que se encontra ligada a um sistema em que ocorre interação entre diferentes corpos, se relaciona com a posição que um corpo ocupa.
Energia cinética: energia que um corpo possui devido ao seu movimento.
A existência de uma força não significa realização de trabalho. Para que isso aconteça é preciso que ocorra deslocamento do ponto de aplicação da força e que haja um componente diferente de zero da força na direção do deslocamento.
Há, portanto, 2 condições básicas para que determinada força realize trabalho:
- Que haja deslocamento
- Que haja força (ou componente da força) na direção do deslocamento.
Bons estudos!
Os dois conceitos fundamentais para a comparação de trabalhos físicos são:
- Força;
- Deslocamento do corpo.
Trabalho
O trabalho é uma grandeza física que mensura a quantidade de capacidade de deslocar um corpo de um ponto para o outro. A fórmula para cálculo de trabalho é:
T = F*d*cos θ
Onde,
- T = trabalho;
- F = força;
- d = deslocamento;
- θ = ângulo formado entre a força e o deslocamento.
Para que uma força realize trabalho esta força deve realizar um deslocamento, pois não anularia o trabalho. Caso o ângulo formado entre a força e deslocamento for de 90°, então também não realizará trabalho.
Aprenda mais sobre trabalho aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47084006
#SPJ3