Biologia, perguntado por bifedefrango1803, 1 ano atrás

quais são os diferentes tipos de fungos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasJr15
3

Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos.

Na biologia, eles fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos: quitridiomicetos, ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e os deuteromicetos.

Especialistas afirmam que cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos habitam o planeta Terra, como os cogumelos, as leveduras, os bolores, os mofos, sendo utilizados para diversos fins: culinária, medicina, produtos domésticos.

Por outro lado, muitos fungos são considerados parasitas e transmitem doenças aos animais e as plantas.

Habitat dos Fungos

Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.

Reprodução dos Fungos

Os fungos podem se reproduzir de maneira sexuada ou assexuada, sendo o vento considerado um importante condutor que espalha os propágulos e fragmentos de hifa, favorecendo, assim, a reprodução e a proliferação dos fungos.

Reprodução Assexuada

Nesse tipo de reprodução não há fusão dos núcleos e através de mitoses sucessivas, a fragmentação do micélio originará novos organismos.

Além do processo de fragmentação, a reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por meio do brotamento e da esporulação.

Reprodução Sexuada

Esse tipo de reprodução ocorre entre dois esporos divididos, em três fases:

Plasmogamia: Fusão de protoplasma;

Cariogamia: Fusão de dois núcleos haploides (n) para formar um núcleo diploide (2n);

Meiose: Núcleo diploide se reduz formando dois núcleos haplóides.

Alimentação dos Fungos

Diferentemente das plantas, os organismos do Reino Fungi não possuem clorofila, nem celulose e, com isso, não sintetizam seu próprio alimento.

Eles liberam uma enzima chamada de exoenzima, que os auxiliam na digestão dos alimentos.

De acordo com o tipo de alimentação, os fungos são classificados em:

Fungos Saprófagos: Obtêm alimentos decompondo organismos mortos;

Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos;

Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.

Quer ler também sobre o Reino Fungi?

Doenças Relacionadas aos Fungos

Algumas doenças provocadas por fungos:

Micoses;

Frieiras;

Sapinho;

Candidíase;

Histoplasmose.

A ciência que estuda os fungos é chamada de “Micologia”;

Depois de muitas pesquisas, somente em 1969 os fungos foram considerados organismos diferentes das plantas, sendo, portanto, classificados num reino específico: Reino Fungi;

Dentre a variedade de espécies de fungos existentes no planeta, a maior parte é classificada como saprofágica, ou seja, se alimenta de seres em decomposição;

Os liquens são organismos formados pela simbiose de um fungo (micobionte) e uma alga (fotobionte), baseados numa relação harmônica interespecífica.

Respondido por clarinha476
1

Resposta:

Bolor

 

Muito comum em alimentos e plantas. Costuma enfraquecer o hospedeiro. É de tamanho microscópico e costuma gerar manchas brancas nas frutas e folhas.

 

Champignon

 

Muito comum na culinária, pois é comestível.

 

Levedura

 

São microscópicos e unicelulares. Muito usado na fermentação de massas e de bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre pelo processo de brotamento.

 

Mofo

 

Composto por hifas (massa de filamentos fungais). Cresce em formato de flocos de algodão. Se desenvolvem em alimentos (pão, frutas, legumes, etc.) e também em fezes de animais.

 

Trufa

 

Uma espécie de fungo comestível muito apreciado pelo gosto diferenciado. Usadas na alta culinária, em função de seu preço elevado, as trufas se desenvolvem na debaixo da terra.

 

Penicillium

 

Aparecem em locais úmidos. São usados na produção de queijos e antibióticos.

 

Orelha-de-pau

 

Costumam se desenvolver em troncos de árvores. Possuem um formato de conchas e podem enfraquecer, com o passar do tempo, a árvore atingida.

 

Tinha

 

Tipo de fungo que se desenvolve na pele dos seres humanos. Vivem da digestão da queratina existente na pele. Geram na pele algumas manchas circulares. São mais comuns em crianças do que em pessoas adultas.

Perguntas interessantes