Quais são os diferentes níveis alimentares dos seres vivos? Que nível alimentar possui mais energia: vegetação ou lobos? Justifique a sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Produtores - Consumidores de Ordem N - decompositores
A vegetação possui mais energia por ser a parte produtora e ter o maior rendimento dentro de qualquer cadeia alimentar.
Explicação:
Os níveis alimentares ou níveis tróficos visam distinguir três classes de seres:
Aqueles que acumulam energia solar e distribuem ao sistema - em análise máxima, o sol seria o grande produtor do planeta Terra. Esses seres são os produtores. Acumulam essa energia pelo processo de fotossíntese/quimiossíntese.
Na sequência estão os consumidores dessa energia. Esses seres são aqueles que não têm a capacidade de organizar por conta a energia solar, portanto, precisam comer outros seres vivos. A eles damos os nomes de consumidores. Quando eu disse, acima, "consumidores de ordem N", quero dizer que podemos ter um consumidor de ordem 1, 2, 3 e segue. A ordem dele depende apenas de quem come primeiro quem, mas todos são comedores, haha :)
Por fim, temos os decompositores, "responsáveis" por devolver parte da energia ao sistema - o qual é o próprio planeta. Os decompositores são, no geral, fungos e bactérias.
Além disso, é evidente que os predadores no final da cadeia trófica dispõem (como grupo) de menos energia que os produtores (como grupo).
Afinal, se as plantas, por exemplo, recebem X energia, o primeiro consumidor receberá apenas uma parte de X, como 0,3X e assim sucessivamente.
Estima-se que mais de 70% da energia é perdida a cada avanço no nível trófico.
Se você quiser quantificar isso, ficaria algo como:
onde n é a ordem do consumidor.