Filosofia, perguntado por sakura12388, 10 meses atrás

Quais são os desvios institucionais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por wesllane95
8

A segurança pública é violada não somente pelos crimes comuns, mas também pelos que resultam dos chamados desvios institucionais.

Desvio, não é a mera divergência. Trata-se da perda do rumo, da violação às regras básicas da convivência social, do abandono da trilha certa a ser percorrida. Um comportamento infracional dessa magnitude pode tomar forma de crime, quando deixa de ser mero inconformismo e passa a afrontar gravemente as leis de convivência em sociedade, ameaçando-a.

a existência e observância de normas morais e jurídicas é o que permite distinguir entre o normal e o patológico. Essas normas servem de base para socializar os indivíduos e moldar as instituições , a fim de que haja condições de convívio em sociedade. Nesse processo, podem ocorrer comportamentos desviantes. A sociedade, todavia, deve controlar os desvios sob pena de mergulhar numa situação crônica de anomia social, ou seja, uma situação na qual as instituições sociais (família, escola, igreja, trabalho, comunidades, unidades prisionais etc) são fracas para socializar os indivíduos e as organizações, levando a sociedade a uma forma degenerativa de vida social.

Esses desvios são individuais, mas também podem ser praticados por organizações sociais, dentre as quais empresas, presídios, facções criminosas, além do Estado e de seus agentes. São os chamados desvios institucionais, cuja ocorrência resulta em delitos contra a coletividade, vitimando de forma violenta a própria sociedade.

Perguntas interessantes