quais são os destaques das regiões norte nordeste centro-oeste oeste sudeste e sul do Brasil
Soluções para a tarefa
Destaques da Região Norte: A Floresta Amazônica, é um dos maiores destaques desta região. A intensidade de chuvas na região permite uma grande biodiversidade, com vegetação densa e sempre verde. É a maior região em extensão territorial, com uma área equivalente a 42,27% do território nacional. A cultura da região Norte é muito rica, e fortemente influenciada pelos indígenas, europeus, africanos, bem como pelos migrantes. As festividades do norte do Brasil são fortemente influenciadas pela cultura indígena, assim como a religiosidade cristã. Dentre elas, estão: Círio de Nazaré, a Festa de Parintins, Congada, e entre outros. A região Norte, também tem destaque em suas comidas típicas, sendo elas, Pato no Tucupi, O pato no tucupi é um prato popular da região norte composto por pato, jambu e tucupi (líquido extraído da mandioca brava), Caldeirada, Pirarucu à Casaca, Mujica de Peixe, e entre tantas outras. Um ponto forte também é a pesca.
Destaques da Região Nordeste: O Nordeste, tem destaques bem peculiares à ele, isso porque é a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500. O nordeste brasileiro tem uma área que resulta em 18% do território brasileiro. A criação de gado, a agricultura, e os engenhos de cana-de-açúcar, também são destaques desta região. Devido ao passado colonial e à variedade natural, muitas manifestações artísticas retratam a vida dura do sertanejo, o homem do sertão, ou a luta pela sobrevivência no passado escravista. Nas festividades, podemos citar o frevo, dança típica pernambucana que tem seu nome originado do verbo “ferver”, pois o ritmo é “quente”, rápido e bastante animado. Há também outros tipos de dança, como xote, forró e baião. Na culinária, a mistura de povos também faz-se presente, além de englobar frutos do mar, utilizando-se das riquezas naturais. Como exemplo, temos o vatapá, a moqueca, o acarajé, o caruru, o mugunzá, a paçoca, a canjica, a rapadura, a buchada de bode, o bolo de rolo, e outras comidas típicas da região.
Destaques da Região Centro-Oeste: A Região Centro-Oeste do Brasil possui uma área correspondente a 18,86 % do território nacional. Entre as cinco regiões é a única não banhada pelo mar. Está localizada, em sua maior parte, no Domínio do Cerrado. O clima tropical semiúmido, é o que predomina com a presença de duas estações bem definidas: um verão úmido, e um clima seco durante o inverno. Na região Centro-Oeste, a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região. Na pecuária, destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos. Em sua culinária temos: Arroz com pequi em Goiânia, Mojica de pintado em Cuiabá, Pamonha em Goiânia, Bolinho de arroz em Cuiabá, Carnes exóticas em Brasília, e Caldo de piranha em Campo Grande.
Destaques da Região Sudeste: A região Sudeste é a mais industrializada e urbanizada do Brasil. Uma grande parcela das maiores empresas instaladas no país tem sede no Sudeste. Corresponde a 12% de todo o território nacional. É a região mais populosa e economicamente mais desenvolvida do país. O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos o clima é o tropical de altitude, com temperaturas apresentando grandes variações. Uma das festas mais famosas de todo o mundo ocorre na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo: o carnaval. As festas carnavalescas dessas duas cidades são famosas pelas grandes aglomerações e pelos desfiles das escolas de samba, atraindo gente de todo o Brasil e de vários cantos do mundo. As comidas típicas desta região são: o Pão de queijo, o Feijão tropeiro, Mate de galão com biscoito Globo, o Virado à Paulista, os Lanches paulistanos, o Pastel de feira, a Moqueca capixaba, e o Peroá frito.
Destaques da Região Sul: Esta região, ganha um destaque especial, pois a Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Tendo partes dela, onde neva. E também por seus lindos campos, formados pelos pampas. Tem um território que corresponde a 6,76% do território brasileiro. Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região. A indústria do vinho é hoje um dos maiores destaques importante para a região. Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são relevantes centros turísticos. Na Região Sul, a pecuária desenvolvida de forma extensiva e intensiva, com técnicas modernas, ocupa um importante papel para a economia da região.O chimarrão é um DESTAQUE forte desta região. Entre as comidas típicas mais apreciadas, estão, o Arroz Carreteiro. Nascido nos pampas gaúchos, a Vovó Sentada, a Costela Assada, o Matambre Recheado, o X-Gaúcho, o Espeto Corrido, e a Paçoca de pinhão.