Quais são os desafios que o governo deve enfrentar por conta desse crescimento de população de idosos ???
Soluções para a tarefa
A escalada do envelhecimento, mais rápida do que a verificada em outras partes do mundo, impõe uma série de desafios para o País superar, como pagar a aposentadoria desse novo contingente de idosos.
Mas os problemas vão além e envolvem soluções na área de saúde e do mercado de trabalho. Para especialistas, a reforma da Previdência, em discussão no Congresso Nacional, é imprescindível para garantir a estabilidade do País. Mas não deveria focar apenas na questão fiscal. Medidas voltadas para a melhoria das condições de vida para essa população precisam ser estudadas em paralelo de forma a evitar riscos sociais, alertam dados do IBGE.
Analise:
Se a população idosa está crescendo os principais problemas que deverão ser enfrentados pelo governo serão:
1) Diminuição da classe operaria no país.
2) Aumento do número de aposentadorias.
3) Diminuição da taxa de natalidade.
4) Aumento do número de pacientes nos hospitais.
5) A diminuição do número de homens na ativa (Forças Armadas).
6) Aumento da taxa de mortalidade no país.
Explicação:
Certamente, se há um crescimento de idosos no país, a economia industrial terá um deficit econômico e operário, pois, menos operários representam menos mão de obra e menos dinheiro na questão econômica.
Consequentemente, se há um alto número de idosos, aumentará também o número de aposentadorias e haverá também um aumento de pacientes nos hospitais, já que, idosos são sujeitos à fraqueza baixa imunidade e doenças.
Haverá uma diminuição na taxa de natalidade, pois, idosos não estão mais no ciclo reprodutivo.
Por haver mais idosos, também diminuirá o número de militares das Forças Armadas em idade de serviço ( 18 à 60 anos), e aumentará o número da taxa de mortalidade, já que, idosos morrem facilmente e estão sujeitos á isso por conta da idade e também não possuem imunidade e força suficiente para resistir à doenças.