Quais São os cuidados que uma pessoa com beta talessemia deve cuidar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem duas linhas de tratamento para BT. 1) uma combinação de transfusões e quelantes (deferoxamina parenteral precoce e regular tem levado à sobrevivência nos últimos 30 anos). A administração oral de quelantes ativos de ferro e vigilância do excesso de ferro nos tecidos por MRI poderá provavelmente resultar em melhoramentos futuros mas é necessário o seguimento a longo prazo para avaliar o impacto na morbidade e mortalidade. Em 2006, deferasirox obteve autorização de comercialização da EU como um medicamento Órfão para o tratamento de BT. Apesar das propriedades cardioprotectivas, a autorização de comercialização para deferasirox é restricta a casos em que o tratamento com deferoxamina falha ou é contraindicado. 2) O transplante de células estaminais hematopoiéticas é o único tratamento curativo para BT: os resultados são muito favoráveis para crianças com dadores familiares idênticos de HLA.
Explicação;
A beta-talassemia (BT) é marcada por deficiência (B+) ou ausência (B0) da síntese da cadeia da beta globulina da proteína hemoglobina (Hb).
A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.
A talassemia faz parte de um grupo de doenças do sangue (hemoglobinopatias) caracterizadas por defeito genético que resulta em diminuição da produção de um dos dois tipos de cadeias que formam a molécula de hemoglobina. Dependendo dos genes envolvidos, o defeito é identificado como a-talassemia (defeito na cadeia alfa) ou b-talassemia (defeito na cadeia beta).