Geografia, perguntado por diegojonas11, 1 ano atrás

quais sao os criterios utilizados pelo ibge para a regionalizaçao oficial atual do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
234

Bom, as unidades de federão são agrupadas por regiões, ela possui como propositar ajudar a interpretar todas as estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum e também orientar a aplicação de políticas públicas do governo federal e também estadual.

Dessa forma, os estados brasileiros são agrupados em 5 regiões geográficas: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudoeste e Sul.

Para tanto são usados critérios econômicos e também sociais, dessa forma fica mais fácil dividir os País nestas 5 regiões.

Bons estudos!

Respondido por vchinchilla22
115

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerou apenas aspectos naturais da divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. Por esse motivo, as regiões também são conhecidas como regiões naturais do Brasil.

Há uma pequena exceção em relação à região Sudeste, criada parcialmente considerando aspectos humanos, como o grau de desenvolvimento industrial e urbano.

As regiões do Brasil são grupos de unidades federais (estados ou distritos) nos quais a federação está dividida com o objetivo de auxiliar na interpretação estatística, implementar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas de Governos federal e estadual.

As regiões brasileiras são 5:

  • 1) Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso del Sur e Distrito Federal

  • 2) Região Nordeste:  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

  • 3) Região Norte:  Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

  • 4) Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

  • 5) Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/358801

Anexos:
Perguntas interessantes