Psicologia, perguntado por Marcelaalmeida315, 9 meses atrás

Quais são os critérios necessários para uma boa testagem psicológica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5

O profissional quando avalia uma situação,deve levar em consideração todos os aspectos que levaram  os fatores relacionados ao paciente.

Por isso, os testes psicológicos devem ser colocados em pauta para que a relação não se torne unilateral.

Além disso, esse mecanismo é colocado em prática pela resolução 009/18 do CFP,  que busca fornecer direcionamento para a avaliação psicológica, além de regulamentar o sistema de avaliação de testes psicológicos, para enfim divulgar projeções  sobre os avaliados.

Por fim, essa avaliação deve conter mais de um teste psicológico, não devendo ter todos os disponíveis como formas de uso, justamente pelo fato de existirem outros testes com funções parecidas.

Respondido por gpazboniatti
0

Resposta:

Validade

A validade é considerada um dos mais relevantes aspectos a ser levado em conta para a construção dos testes psicológicos e, segundo Anastasi e Urbina (2000, p. 107), "refere-se àquilo que um teste mede e a quão bem ele faz isso". Fachel e Camey (2000) complementam dizendo que um teste é válido quando mede o que o pesquisador deseja e pensa que está medindo. Assim, pode-se entender que a validade está relacionada ao que o teste mede e através de que conceito faz isso.

Precisão (fidedignidade)

Anastasi e Urbina (2000, p. 84) conceituam a precisão como "consistência dos escores obtidos pelas mesmas pessoas quando elas são examinadas com o mesmo teste em diferentes ocasiões, ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes, ou sob outras condições variáveis do exame". Como afirmam Fachel e Camey (2000, p. 160), a precisão está relacionada ao problema de estabilidade no tempo e ao problema de consistência interna do instrumento. Elas também consideram que "uma escala ou teste é fidedigno se repetidas mensurações são obtidas em condições constantes e dão o mesmo resultado, supondo nenhuma mudança nas características básicas, isto é, na atitude sendo medida".

Padronização dos testes psicológicos

Pasquali (2001) afirma que a padronização se refere à necessária existência de uniformidade em todos os procedimentos relativos ao uso de um teste válido e preciso, que variam desde as preocupações a serem tomadas na aplicação do teste (uniformidade das condições de testagem) até o desenvolvimento de parâmetros ou critérios para a interpretação dos resultados obtidos. A padronização da testagem visa garantir o uso adequado dos instrumentos.

Normatização dos testes psicológicos

A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143). Os escores brutos de um teste devem ser convertidos em medidas relativas, com dois objetivos: indicar a posição relativa do indivíduo na amostra normativa, avaliando seu desempenho em relação a outras pessoas, e oferecer medidas comparáveis que permitam comparação direta do desempenho do indivíduo em testes diferentes (PASQUALI, 2001; ANASTASI; URBINA, 2000). Para as autoras, a normatização é uma das etapas da padronização.

Explicação:

Perguntas interessantes