Biologia, perguntado por Katia1588, 1 ano atrás

Quais são os critérios de cientificidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por isa21639
5

O sentido científico e filosófico de Criticar não significa: criticar por criticar, sem conhecer a matéria que está sendo analisada. Quando não se conhece o assunto a critica é um ato proveniente de interesses pessoais, de tabus emocionais, ou seja, decorre da subjetividade do sujeito, sem fundamento lógico por falta de exame.
Criticar é, antes de qualquer coisa, analisar, questionar, submeter a exame, julgar a validade, a fundamentação das soluções estabelecidas. Em que a formação do espírito crítico, direito inalienável à pessoa humana, dá inicio a trajetória de renovação de cada um em particular e científica da humanidade. Dessa forma, “Crítico, aqui, equivale a objetividade na elucidação: descrição da realidade a partir de suas manifestações [reais] e não a partir de projeções psicossociológicas do sujeito” (LUCKESI, 2005, p. 139).
Necessário, pois, estabelecer a diferença entre Espírito Crítico e Espírito de Crítica. O Espírito Crítico consiste na atitude amadurecida do homem que o leva a aperfeiçoar o discernimento, capacitando-o a separar o que é essencial do acidental, o importante do secundário. Significa a busca com seriedade do conhecimento mais adequado, “que tranqüiliza as exigências da razão, dissipa as trevas da ignorância e promove o progresso da mente.” Enquanto que o Espírito de Crítica “é o espírito de contradição [...] de superficialidade irresponsável [que] nasce do nada e não conduz a coisa alguma, ou nasce da inquietação pessoal e conduz a inquietação de muitos.” Portanto, o aluno pesquisador “[...] deve cultivar, desenvolver e fundamentar solidamente o espírito crítico e, por outro lado, banir do ambiente amadurecido da ciência o fútil espírito de crítica, demolidor e pernicioso” (RUIZ, 1996, p. 133).
A crítica como trabalho intelectual tem a finalidade de explicitar o conteúdo de um pensamento qualquer, de um discurso qualquer, para encontrar o que foi silenciado por esse pensamento ou por esse discurso. Nesse processo de desvelamento do objeto, a crítica permite encontrar uma obra de pensamento – a descoberta de tudo aquilo que estava silenciado, não dito, não revelado. Que não tinha conhecimento.
Assim, como o ato de pesquisar constitui um processo em que o fenômeno estudado não se deixa desvelar facilmente para o pesquisador, então cabe usar de suas capacidades cognitivas de análise, síntese, compreensão, avaliação, revisão e aplicação, para a apreensão do objeto. E só deste modo poderá argumentar e, consequentemente, criticar. Pois, é impossível investigar sem usar os procedimentos da razão.
Respondido por larissamagrani
0

Os critérios da cientificidade são:

  • Previsão.
  • Hipóteses.
  • Falseabilidade.
  • Convenção.

O que é cientificidade?

Na ciência, há uso do senso comum para se saber como os fenômenos podem ser pesquisados. Assim, há a analogia, a previsão para que haja a elaboração das hipóteses matemáticas.

Fórmulas, equações, cálculos e números são métodos que requerem convenção social, pois até a matemática é uma construção social e é associada à construção científica para facilitar a vida humana.

Já a falseabilidade é um método investigativo, que requer revisão, exame e análise constante. É uma metodologia típica da lógica Popperiana, que entende que o método dedutivo-lógico é o mais correto para se pensar a ciência.

Saiba mais sobre a cientificidade em: https://brainly.com.br/tarefa/1154583

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes