quais são os contra argumentos usados por Samora Machel para demonstrar as contradições existentes no discurso do colonizador?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Samora Machel lembra que, segundo a Constituição Portuguesa, a missão dos portugueses é "instruir" os "bárbaros" (isto é os africanos). No entanto, Portugal possuía na época uma população de cerca de 40% analfabetos. O povo português, assim como o moçambicano, vivia na pobreza, no obscurantismo e, além disso, era tão supersticioso quanto o moçambicano.
Explicação:
O ex-presidente moçambicano Samora Machel contra argumenta que os discursos dos colonizadores portugueses eram contraditórios, ao passo que justificavam o colonialismo como parte da educação e civilização ofertadas para os povos descritos como inferiores, porém, em seu território original existiam elevadas taxas de analfabetismo, portanto, eles não garantiam educação nem para o próprio povo.
Samora Machel - As contradições do colonialismo português
Para o militar e governante que se tornou símbolo das lutas pela emancipação moçambicana, os portugueses não desejavam nada além de enriquecer, ou seja, não se importavam com a educação dos povos colonizados, é o que ilustra a evangelização destinada aos povos nativos brasileiros, que servia apenas para facilitar a exploração.
Aprenda mais sobre a colonização de Moçambique: brainly.com.br/tarefa/17383937
#SPJ5