Quais são os cinco objetivos de desempenho em um processo decisório da produção?
Assinale a alternativa correta.
A/recursos da produção; competência; capacidades centrais; criação de valor; vantagem competitiva.
B/valor; raridade; dificuldade de imitar; capital físico; dificuldade para substituir.
C/qualidade; rapidez; confiabilidade; custo; flexibilidade.
D/estratégia de desenvolvimento de novos produtos e processos; estratégia de integração vertical; estratégia de instalações; estratégia de tecnologia; estratégia da organização e de recursos humanos.
E/estratégia de ajuste de capacidade; estratégia de desenvolvimento de fornecedores; estratégia de estoques; estratégia de sistemas de planejamento de controle; estratégia de melhoria.
Soluções para a tarefa
Resposta: Qualidade, Rapidez, Confiabilidade, Custo, Flexibilidade
Explicação: Medida de desempenho é o processo de quantificar a ação, onde medida significa o processo de quantificação e o desempenho da produção é presumido como derivado de ações tomadas por sua administração. O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos), de forma a satisfazer seus consumidores.
Os cinco objetivos de desempenho podem ser vistos como dimensões do desempenho global que satisfazem os consumidores. As necessidades do mercado e as expectativas quanto a cada objetivo de desempenho vão variar, como também a extensão em que a produção atende às necessidades do mercado. Além disso, os requisitos do mercado e o desempenho da produção também podem mudar ao longo do tempo.
Os cinco objetivos de desempenho são compostos por várias medidas. Por exemplo, o custo de uma operação provém de vários fatores, que podem incluir a eficiência de compras da operação, a eficiência com a qual ela converte os materiais, a produtividade de seu pessoal, etc. Esses fatores individualmente, dão uma visão parcial do desempenho de custos da produção e muitos deles se sobrepõem em função da informação que incluem. Todavia, cada um deles dá uma perspectiva do desempenho de custos da produção, o que poderia ser util para identificar áreas que poderiam ser melhoradas e monitorar a extensão desses melhoramentos. Se a produção considera seu desempenho em custo como satisfatório desdobrando-o em eficiência de compras, eficiência de transformação, produtividade do pessoal, etc., pode explicar as causas raízes do mau desempenho. Se as causas significativas do mau desempenho podem ser identificadas, também podem ser rastreadas ao longo do tempo para avaliar o grau de melhoramento da organização.