Quais são os benefícios e desvantagens para o Brasil caso entrasse na OCDE?...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Prós
A OCDE pode favorecer investimentos internacionais e as exportações, aumentar a confiança dos investidores e das empresas e ainda melhorar a imagem do país no exterior, favorecendo o diálogo com economias desenvolvidas.
Na visão do governo brasileiro, a adesão à OCDE significa "entrar no clube das melhores práticas internacionais", argumentando que isso favoreceria o ambiente de negócios aos investidores, promoveria ajustes em relação à transparência e ajudaria a impulsionar as reformas no país.
No caso de países emergentes, a entrada na OCDE pode possibilitar também a captação de recursos no exterior a taxas de juros menores.
Explicação:
Contras
Mas não há consenso sobre a adesão do Brasil à OCDE. Especialistas apontam que cinco das dez economias que mais atraem Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no mundo, entre elas o Brasil e a China, não são membros da organização.
Além disso, grande parte dos instrumentos jurídicos da OCDE não são obrigatórios, e o país pode apresentar "reservas" sobre determinadas questões.
Também não são aplicadas sanções no caso de não cumprimento de regras ou de recomendações. Isso reduz a margem de manobra da organização para exigir reformas.
A OCDE não atua como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que pode, por exemplo, impor políticas de austeridade aos países em troca de empréstimos.
Genteee vão na resposta de cima, deem todo o privilégio a resposta da outra pessoa não a minha!!