Biologia, perguntado por geli9, 1 ano atrás

quais são os benefícios dos lipídeos bons??? e o malificios dos lipídeos ruins​

Soluções para a tarefa

Respondido por sohcb
3

Resposta:

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, e que são insolúveis em água.

Um dos principais papéis dos lipídios no organismo é o fornecimento de energia. No entanto, antes de utilizar a energia deles, as células dão preferência para os carboidratos.

A gordura boa

A gordura insaturada está muito ligada à boa saúde do coração. Isso pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom. Deste modo, ela auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos. E menos placas resultam, é claro, na diminuição de ocorrências de hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. Elas também são ótimas aliadas na manutenção celular, no desenvolvimento cerebral, e na resistência ao aquecimento quando falamos de células. Elas também são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. As poli-insaturadas são bastante ricas em ômegas 3 e 6, o que auxilia diretamente na proteção ao coração e também na redução de risco de doenças inflamatórias e de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

A gordura ruim

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares. Além disso, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. As gorduras trans são, na verdade, óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para transformar esses óleos líquidos em gorduras sólidas. Esse processo foi criado para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar o tempo de conservação de alguns produtos. Há cerca de 30 anos, quando criadas as gorduras trans, acreditava-se que elas eram mais saudáveis, mas esse mito já caiu por terra.

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Um dos principais papéis dos lipídios no organismo é o fornecimento de energia. Nesse caso, mais do que nunca, vale a frase “tudo em exagero faz mal”, mas em doses equilibradas elas são extremamente benéficas. Não por acaso os lipídios estão entre os nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Explicação:

Perguntas interessantes