Quais são os atuais estilos de forró e suas diferenças em relação à forma de dançar?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os tipos do Forró
O forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil, mas o restante do país já o adotou. Por isso mesmo surgiram alguns estilos diferenciados de aproveitar esse ritmo. Cada qual se encaixa em um determinado grupo de pessoas que tiram dele o melhor proveito e garantem diversão. Vamos conhecê-los?
Veja também: A origem do axé music, gênero musical brasileiro
Forró Pé-de-Serra
Esse é o principal e mais tradicional estilo do forró. Geralmente, ele é formado por três músicos que tocam triângulo, sanfona e zabumba. Podemos dizer que assim nascem o forró com grandes representantes nordestinos como os saudosos Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Gonzaguinha.
Forró Universitário
Esse movimento nasceu em São Paulo e conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de instrumentos como violão e o contrabaixo.
Veja também: A origem do samba, ritmo tipicamente brasileiro
Os maiores representantes desse estilo são as bandas Falamansa, Flor de Mandacaru entre outras lançadas mais recentemente.
Forró eletrônico
Esse estilo é o mais polêmico entre todos, pois ele faz uso de instrumentos eletrônicos como teclado, bateria e guitarra, inserções inimagináveis no forró pé-de-serra, por exemplo. Também é conhecido por forró estilizado.
O forró eletrônico é muito criticado no meio dos críticos e forrozeiros mais tradicionais, pois se assemelha muito mais ao pop do que ao ritmo caipira. Apesar disso, muitas bandas e cantores fazem fama nesse segmento, como Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Wesley Safadão etc
Existem vários ritmos de forró:
- xote é mais lento,
- baião,
- o forró original,
- arrasta-pé é mais rápido,
- forró Universitário e
- o próprio forró.
O que é forro no Brasil?
O forró é um gênero musical e dança de casal com raízes na região Nordeste do Brasil. É uma dança popular que vem misturando elementos de salsa, tango e samba, entre outros.
É dançado abraçando, buscando conexão e diálogo corporal entre o casal. Essa forma de dançar, íntima e afetuosa, produz sensações de bem-estar em quem a dança. Não é à toa que o forró é conhecido pela arte de abraçar.
Abrange vários tipos de danças e diferentes gêneros musicais, dentre os vários ritmos comumente identificados como forró, destacam-se o baião, o coco, o tojão, a quadrilha, o xaxado, o xote, o forró universitário e o forró dos cumpadre . Os acima são identificados com os seguintes estilos de dança:
- xote é mais lento,
- baião, o forró original
- o arrasta-pé é o estilo de dança mais rápido,
- o forró Universitário oferece passos específicos e característicos da dança, como o giro simples, o giro do cavaleiro, a comemoração, a figura do oito, o passeio e outros.
- O forró eletrônico ou forró estilizado é um subgênero do forró originário do início dos anos 1990, que busca misturar elementos tradicionais do forró com outros gêneros musicais, adotando fortes influências do pop, rock, sertanejo, axé e lambada, mas sem discernir a base rítmica original.
- ele próprio forró.
Se você quiser ler mais sobre os estilos de dança do Brasil você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/5686400
#SPJ2