ENEM, perguntado por franciscarezend, 6 meses atrás

Quais são os animais aquáticos mamíferos​

Soluções para a tarefa

Respondido por pwmello29
2

Resposta:

Um animal aquático (ou animal marinho, referido assim quando relacionado ao mar) é um animal que vive na água.[1] A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos.[2]

O termo "animal aquático" pode ser aplicado a mamíferos aquáticos ou marinhos tal como os da ordem Cetacea (baleias), que não podem sobreviver em terra. Alguns mamíferos de quatro patas como a lontra (subfamília Lutrinae, da família dos Mustelídeos) e os castores (família Castoridae), têm adaptações para a vida aquática, mas vivem habitualmente em terra.

Existem também aves aquáticas que nadam ou mergulham na água, como as gaivotas (família Laridae), pelicanos (família Pelecanidae) e albatrozes (família Diomedeidae), e a maioria dos Anseriformes (patos, cisnes e gansos).

Os animais aquáticos (especialmente os animais de água doce) são muitas vezes de especial interesse para os conservacionistas devido à fragilidade de seus ambientes. Os animais aquáticos estão sujeitos à pressão de sobrepesca, pesca destrutiva, poluição marinha e alterações climáticas.

A vida aquática é muito rica e diversificada. Os animais aquáticos não se resumem apenas aos peixes. Podemos encontrar uma grande variedade de insetos, moluscos, anfíbios, répteis e muitos outros tipos de animais vivendo em ambientes aquáticos.

Essa riqueza de espécies é possível graças ao ecossistema aquático, que se mostra como um ambiente extremamente rico e complexo, que supre as necessidades alimentares, de respiração e reprodução de muitos animais. Um exemplo disso é que os ambientes aquáticos são repletos de fitoplancton (microalgas) e zooplancton (micro animais), que são alimentos potenciais para diversos peixes, que, por sua vez, são a base da alimentação de mamíferos aquáticos, cobras e aves.[3]

Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.

Muitos animais vivem na água-doce também, por exemplo outras espécies de tartarugas, carpas, tralhotos, botos e peixes em geral.

Existem animais que vivem principalmente na água, preferem a água e ficam quase o tempo todo na água, mas também conseguem viver fora dela. É o caso do castor, da ariranha e da lontra

Explicação:

Perguntas interessantes