Artes, perguntado por ystarflyr, 11 meses atrás

Quais são os 5 principais autores do teatro da Grécia antiga?

Soluções para a tarefa

Respondido por thionilia
15

Resposta:

Embora sejam registrados muitos autores especialmente na época áurea do teatro grego, somente de quatro nos chegaram peças integrais, todos eles de Atenas: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na tragédia, e Aristófanes na comédia. Suas criações, e mais referências de fontes secundárias como Aristóteles, são a base para o conhecimento do teatro da Grécia Antiga.

Explicação:

Ésquilo

Foi um dramaturgo da Grécia Antiga. É reconhecido frequentemente como o pai da tragédia, e é o mais antigo dos três trágicos gregos cujas peças ainda existem (os outros são Sófocles e Eurípedes). De acordo com Aristóteles, Ésquilo aumentou o número de personagens usados nas peças para permitir conflitos entre eles; anteriormente, os personagens interagiam apenas com o coro. Apenas sete de um total estimado de setenta a noventa peças feitas pelo autor sobreviveram à modernidade; uma destas, Prometeu Acorrentado, é tida hoje em dia como sendo de autoria de um autor posterior.

Pelo menos uma das obras de Ésquilo foi influenciada pela invasão persa da Grécia, ocorrida durante sua vida. Sua peça Os Persas continua sendo uma grande fonte de informação sobre este período da história grega. A guerra teve tamanha importância para os gregos e para o próprio Ésquilo que, na ocasião de sua morte, por volta de 456 a.C., seu epitáfio celebrava sua participação na vitória grega em Maratona, e não seu sucesso como dramaturgo.

Sófocles

Foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.

Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédia do século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições.

Também trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos.

Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Também aperfeiçoou a cenografia e aumentou o número de elementos do coro de 12 para 15, porém esse número pode variar de acordo com o poeta que define a tragédia. Sua concepção teatral foi inovadora e elevou o número de atores de dois para três.

Eurípides

(Salamina, ca. 480 a.C. — Pela, Macedônia, 406 a.C.) foi um poeta trágico grego, do século V a.C., o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica, que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina. Tratou dos problemas triviais da sociedade ateniense de seu tempo, com o intuito de moderar o homem em suas ações, que se encontravam descontroladas e sem parâmetros, pois o que se firmava naquela sociedade era uma mudança de valores de tradições que atingiam diretamente no modo de pensar e agir dos homens gregos.

Aristófanes

foi um dramaturgo grego. É considerado o maior representante da Comédia Antiga.

Nasceu em Atenas e, embora sua vida seja pouco conhecida, sua obra permite deduzir que teve uma formação requintada. Aristófanes viveu toda a sua juventude sob o esplendor do Século de Péricles. Aristófanes foi testemunha também do início do fim daquela grande Atenas. Ele viu o início da Guerra do Peloponeso, que arruinou a hélade. Ele, da mesma forma, viu de perto o papel nocivo dos demagogos na destruição econômica, militar e cultural de sua cidade-estado. À sua volta, à volta da acrópole de Atenas, florescia a sofística -a arte da persuasão-, que subvertia os conceitos religiosos, políticos, sociais e culturais da sua civilização. Conta-se que teve dois filhos, que também seguiram a carreira do pai.

Aviso:

Espero ter ajudado ^^


ystarflyr: obrigada
Respondido por AnthonioJorge
8

Os principais autores do teatro da Grécia Antiga são Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes e Aristóteles.

Os três primeiros (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes) são considerados os grandes tragediógrafos. Aristófanes é o mestre da comédia. Aristóteles é o grande crítico do teatro grego, devido à obra Poética.

Ésquilo (525 Elêusis-455, Gela) De cerca de noventa, sobraram apenas sete peças. Excetuando-se Os Persas, todas são trilogias. Em Ésquilo, os deuses estão por todo o lado, o que não significa que se trate de um mundo em ordem. É um mundo que aspira à ordem. Há fé profunda na ação divina, acompanhada de um tremendo temor, como Orestes expõe ao ver que Apolo não o auxilia após cumprir a ordem do deus de matar sua mãe. Zeus é o portador do verdadeiro sentido deste mundo.

Sófocles (497-406) Foram cerca de 120 peças realizadas por Sófocles – e sobraram só 7, tal como em Ésquilo. Conheceu o império ateniense e permaneceu em Atenas, mesmo assistindo, no fim de sua longa vida, o dissabor da guerra do Peloponeso.

Sófocles fez as personagens se explicarem e introduziu o que Aristóteles chamaria de “peripécias”: reviravoltas verossímeis e necessárias, que seriam ainda mais usadas por Eurípedes. É o “golpe do teatro”.

A diferença central das peças de Sófocles e Ésquilo é a seguinte: A vontade dos deuses dita os caminhos do mundo em ambos, mas enquanto em Ésquilo há um aprendizado dos homens em relação ao sentido deste destino ordenado por Zeus, que exige expiação da culpa e leva o homem ao discernimento através da dor, em Sófocles tudo que acontece é divino: não se procura o sentido por trás do acontecer.  

Eurípedes (485, Salamina - 406, Macedônia) O mais trágico, segundo Aristóteles. Diz-se que enquanto Sófocles retratava o homem como ele deveria ser, Eurípedes retratou o homem como ele realmente era. E o ser humano de Eurípedes é mais sozinho. Há 17 peças que sobraram das 80 ou 90 peças que a tradição diz.

Apesar de ser apenas quinze anos mais novo do que Sófocles, pertence a outra época intelectual e possui um temperamento oposto ao do seu antecessor. Audácia crítica e perfume de amargura são características de suas peças, típicas de uma Atenas que se desfaz e, com ela, a tragédia como manifestação coletiva.

Aristófanes é considerado o pai da comédia. Suas peças se caracterizam pela sátira constante de personagens das épocas, principalmente no que diz respeito aos filósofos Sócrates e Platão.

Suas principais peças são:

  • As Vespas
  • As Nuvens
  • A Grave do Sexo
  • As Aves
  • As Rãs

Aristóteles, por sua vez, é talvez a maior mente da antiguidade. Sua crítica às tragédias está presente no primeiro livro da Poética, mas, mesmo sendo extremamente importante até os dias atuais, principalmente a quem se interessa pela escrita de dramas e tragédias para quaisquer meios, a Poética permanece sendo uma parte da imensa obra deste gigante da humanidade.

Para saber mais sobre Aristóteles: https://brainly.com.br/tarefa/26117800

Anexos:
Perguntas interessantes