Quais são os 4 tipos básico de células existentes? URGENTE!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
bactérias e arqueobactérias
protista, plantas
Resposta:
Células: principais características
As células são envoltas por membrana plasmática que delimita os espaços intracelular e extracelular. As membranas possuem uma composição fundamental, formada por uma bicamada de fosfolipídios com moléculas de proteínas inseridas (com funções diferentes) e colesterol, para ajudar na fluidez da célula.
Além disso, elas são verdadeiras fábricas bioquímicas que usam os mesmos blocos construtores para sintetizar suas biomoléculas (proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e carboidratos).
Outras características importantes das células são:
Hereditariedade: a molécula de DNA garante essa característica por possuir os genes do ser vivo;
DNA de fita dupla (duplicação semi conservativa): armazena as informações genéticas;
Expressão gênica: dada pelo DNA, RNA e proteínas;
Catalizadores biológicos: são dotadas de enzimas (proteínas);
Sistema autocatalíticos: interação entre ácidos nucleicos e proteínas.
Tipos de células: como classificar?
As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:
Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.
O primeiro grupo a surgir foi o das bactérias. Após milhares de anos, surgiu o grupo de arqueobactérias que possuem características procariontes.
As bactérias que causam patologias são as eubactérias. Logo após o surgimento dos seres procariontes, veio o reino dos eucariontes, que são os protistas, plantas, fungos e animais.
Células Procariontes
As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular que exerce o papel seletivo e também de:
delimitação celular;
parede celular;
cápsula bacteriana feita de polissacarídeos;
citoplasma.
A grande característica das bactérias é o fato de não possuir núcleo. O seu material genético fica disseminado no citoplasma com o DNA de fita dupla de forma circular — e pode-se chamar essa região de nucleóide, Os ribossomos estão presentes fazendo a síntese proteica, os flagelos são utilizados para locomoção e há também o pili, estrutura envolvida na reprodução bacteriana.
As bactérias podem se reproduzir por meio de reprodução assexuada, aumentando de tamanho e se dividindo ou, ainda, trocando material genético com o auxílio dos pili.
Elas também podem possuir plasmídeos, que são círculos de DNA nos quais existem genes que dão às bactérias algumas vantagens adaptativas.
Células Eucariontes
As células eucariontes são muito mais complexas que as procariontes. A primeira grande característica desse grupo é possuir um núcleo bem definido, que é uma das maiores organelas da célula. Ele exerce função de armazenamento de DNA (de fita dupla e linear), e é envolvido por uma membrana chamada de carioteca.
Além do núcleo, existem várias organelas espalhadas pelo citoplasma, e cada umas delas exerce uma função biológica especifica.