quais sao os 3 atributos divinos religiosos
Soluções para a tarefa
Resposta:
CATEGORIAS DOS ATRIBUTOS DIVINOS
A) Atributos naturais e morais
De modo apenas didático, os atributos naturais de Deus envolvem sua essência (ex.: eternidade, imutabilidade) e os atributos morais, sua vontade (ex.: santidade, justiça).
B) Atributos incomunicáveis e comunicáveis
Os atributos incomunicáveis são aqueles exclusivos de Deus, como a eternidade e a onipotência. Apenas ele tem essas qualidades e elas não foram transmitidas (comunicadas) a nenhum ser criado. Deus não compartilhou tais atributos com o homem. Os atributos comunicáveis, por sua vez, foram impressos na humanidade na criação: inteligência, vontade, moralidade, entre outros.
LISTA DOS ATRIBUTOS DE DEUS
AMOR
O amor envolve afeição, mas também envolve atitude de entrega, cuidado e correção. O amor busca o bem do ser amado e paga o preço pela promoção desse bem.
A Bíblia declara que “Deus é amor” (1 Jo 4.8). Em relação ao homem, esse amor se revela no fato de Deus se permitir amar os pecadores. Isso é graça (Ef 2.4-8). O amor foi derramado no coração do cristão (Rm 5.5) e quando Deus corrige, demonstra amor pelos seus filhos (Hb 12.6,7).
ETERNIDADE
O atributo da eternidade significa que Deus não tem começo nem fim. Sua existência é eterna, tanto no passado como no futuro, sem interrupções ou limitações causadas por uma sucessão de eventos.
A autoexistência de Deus está intimamente ligada com sua eternidade, pois, por não ter começo, ele não foi criado por outro, existindo por si só.
A Bíblia fala da eternidade de Deus (Sl 90.2; Gn 21.33).
Uma das implicações da eternidade de Deus é que ela nos dá muito conforto, visto que ele nunca deixará de existir e que seu controle sustentador e providencial de todas as coisas e eventos está assegurado.
IMUTABILIDADE
Significa que Deus não muda. Não quer dizer que ele esteja imóvel ou inativo, mas que não se altera, cresce ou se desenvolve.
A Bíblia ensina sobre a imutabilidade de Deus (Ml 3.6; Tg 1.17).
Um problema levantado dentro desse assunto é: “Deus se arrepende?” (Gn 6.6). Na verdade, tal linguagem não corresponde ao que, como homens, vivenciamos no arrependimento. Tanto a imutabilidade como a sabedoria e onisciência de Deus tornam vazias as ideias de que ele muda seus planos eternos ou que se arrepende de algo que fez. Nesse caso, o arrependimento é mais uma linguagem antropomórfica (ver Gn 6.6 no que fala do “coração” de Deus).
Há também o problema de vermos Deus tratando fatos iguais de maneiras diferentes durante a história. Isso também não quer dizer que Deus mude, mas que ele executa seu plano para com o homem durante a história conforme seus eternos propósitos.
A imutabilidade de Deus também nos conforta e encoraja, pois sabemos que suas promessas não falharão (Ml 3.16; 2 Tm 2.13). Deus também mantém sempre a mesma atitude contra o pecado.
SÃO VÁRIOS...
Explicação:
NINGUÉM EXPLICA DEUS.
Resposta:
Asseidade- significa que Deus é auto-existente
Eternidade- significa que Deus sempre existiu
Unidade- significa que Deus é um e que todos os atributos dele estão inclusos em seu ser o tempo todo
Imutabilidade- significa que Deus não muda jamais
Infinitude- significa que Deus é infinito em seu ser e não sofre qualquer tipo de limitação
Onipresença- significa que Deus não é limitado de nenhuma forma pelo espaço
Onipotência- significa que Deus possui todo poder, isto é, seu poder é infinito e ilimitado
Onisciência- significa que Deus conhece todas as coisas de modo completo e absoluto
Soberania- significa que Deus controla todas as coisas, pois Ele próprio é soberano e supremo sobre tudo e todos