quais são os 2 ritmos das regiões norte, nordeste, sul, centro-oeste
Soluções para a tarefa
Ritmos Da Região Sudeste
Samba
O samba é um dos ritmos que possui raízes africanas, mas que mesmo assim surgiu no Brasil e tem a cara do nosso país. O ritmo que é considerado como uma das principais manifestações culturais do nosso país é um dos mais tocados na região sudeste.
Dentre as características originais desse ritmo podemos destacar a forma em que a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrães cuja criação é anônima. A origem do chamado samba de roda é o recôncavo baiano, porém, na segunda metade do século XIX essa música foi levada o Rio de Janeiro onde se tornou parte da cidade.
Pagode
Na década de 1980 o samba voltou a aparecer no cenário brasileiro, mas com um novo movimento que foi chamado de Pagode. Essa música que vem do samba tem como principais características ter choro e um andamento de fácil acompanhamento para os dançarinos.
Podemos dizer que o pagode é dividido em duas fortes tendências que são o pagode de raiz que tem uma linguagem sonora bastante ligada às gerações passadas. Já a segunda tendência é a mais popular que tem um apelo mais romântico.
REGIÃO SUL
Região Sul
Chotes
Uma dança de salão que tem origem na Hungria e que apareceu em nosso país depois do período Regencial. O grande sucesso desse ritmo se deu durante o Segundo Império, no sul do Brasil ainda é um ritmo que tem força. No estado do Rio Grande do Sul é comum encontrar grupos que se dedicam a dançar chotes.
Milonga
A dança conhecida como Milonga é guiada pelo som de guitarras e é bastante popular no Uruguai de onde chegou ao Brasil. Atualmente, essa música e dança faz parte da cultura do pampa gaúcho.
Região Nordeste
Frevo
A criação do Frevo é creditada ao estado de Pernambuco e como característica mais especial tem o fato de ter sido criada pelos brasileiros. Em Recife o Frevo é uma mistura de ritmos como maxixe, a marcha e a capoeira.
Essa música surgiu no final do século XIX e tem um ritmo bastante acelerado, bastante tocada na época de carnaval. Aliás, o carnaval de Pernambuco é conhecido em parte pelo Frevo.
Além da música bastante característica o Frevo também é acompanhado por uma dança típica que tem forte influência da capoeira. Para dançar frevo também é importante estar caracterizado para tal. Isso inclui as roupas e sombrinhas coloridas. Pode ser uma dança difícil já que conta com mais de 120 passos.
Maracatu
Esse ritmo musical tem origens religiosas e negra, também faz parte da história do estado de Pernambuco. Era esse ritmo que os negros dançavam junto com os reis do Congo nas festas religiosas que faziam homenagem a padroeira Nossa Senhora do Rosário.
Com o passar do tempo o Maracatu foi perdendo as suas características ligadas a religião e passou um dos ritmos do carnaval de Pernambuco. Nos desfiles de Maracatu não há enredos, mas sim ritmos de tambores.
Como forma de abrilhantar os desfiles é possível ver pessoas que se destacam a frente do grupo, dentre essas pessoas estão o rei e a rainha, príncipes, embaixadores, indígenas e dançarinas.
Região Norte
Carimbó
O ritmo musical conhecido como Carimbó tem origem negra e trata-se de uma manifestação cultural bem marcante do estado do Pará. Além do ritmo tem uma dança que é realizada em pares.
Para dançar é importante formar duas fileiras de homens e mulheres e quando a música começa a tocar os homens se direcionam até as mulheres batendo palmas. Quando os pares são formados eles passam a girar em torno de si mesmos.
Congo Ou Congada
O ritmo que pode se chamar Congo ou Congada é uma manifestação cultural de origem africana, mas que também conta com influência ibérica. Esse ritmo ganha destaque no norte do Brasil durante a época de natal e também das festividades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Região Centro Oeste
Catira
O ritmo conhecido como Catira tem a sua origem desconhecida, mas costuma ser realizada por homens que sapateiam em frente uns aos outros seguindo o ritmo de uma viola.
Cururu
Uma dança que é realizada por homens e tem como objetivo homenagear os santos, em geral tem citações bíblicas. Também é possível que essas músicas comentem sobre acontecimentos políticos e outros assuntos.