quais sao esportes cooperativos e tudo sobre eles
Soluções para a tarefa
Jogos cooperativos enfatizam a participação, o desafio e a diversão. É uma dinâmica de grupo que tem como objetivo incentivar de forma eficaz a ajuda entre duas ou mais pessoas. O objetivo dos jogos cooperativos é enfatizar um jogo cooperativo e divertido ao invés de uma competição.
Pode até haver certa competição envolvida no jogo, mas o resultado dessa concorrência não está focado em perder ou ganhar, e sim em participar de uma atividade prazerosa em grupo. É uma atividade onde o outro é visto como um parceiro e não apenas um adversário.
Os jogos cooperativos também têm como objetivo fazer com que uma pessoa se coloque no lugar de outra. Aprenda a compartilhar e cooperar com o próximo. Estimular o afeto, a compaixão e facilitar a aproximação e a aceitação entre os membros da equipe para alcançar um objetivo no final.
Exemplos de jogos cooperativos
Existem muitos jogos cooperativos que promovem o espírito de cooperação, não só em grupo de crianças, como em adultos. Como por exemplo:
Cabo de guerra.
Escravos de Jó.
Vôlei.
Baquete.
Nó humano.
Passando o bambolê.
Circuito esportivo cooperativo.
Jogos de tabuleiro.
Jogo da memória.
Dança das cadeiras.
Batata quente.
Jogos cooperativos durante a Educação Física
Os jogos cooperativos é uma excelente forma de o professor promover a interação entre seus alunos. Esses jogos faz com que o aluno desenvolva a capacidade de dividir e aprender com o outro.
As crianças podem aprender a cooperar de forma crítica e atuante juntamente com os demais. E passa a perceber que para vencer vai depender da ajuda de seus companheiros.
Durante o trabalho realizado na Educação Física com jogos cooperativos, a criança também desenvolve as habilidades de saber ouvir, a hora de falar, respeitar a opinião do outro e respeitar o colega, mesmo que não concorde com ele. E acima de tudo, aprenda a cooperar com sua equipe.
Jogos cooperativos nas organizações
Hoje muitas empresas têm adotado a filosofia dos jogos cooperativos para unir e reduzir conflitos entre os funcionários. Uma empresa com funcionários que trabalham em cooperação, com certeza são muito mais produtivos e felizes, pois uns podem contar com os outros.
Os jogos cooperativos tornam as pessoas menos competitivas, fazendo com que todos batalhem por uma meta maior, onde o resultado final é o bem de todos.
O que mais se destaca nos jogos cooperativos é a dinâmica de grupo, onde cada um pode oferecer o que há de melhor em sua personalidade, sabendo trabalhar em conjunto, colaborando sempre em prol de todos os envolvidos em sua equipe. Não importa ganhar ou perder, e sim participar e poder colaborar com seu próximo.