Quais são e como é cada uma das duas diferenças que existem numa sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sociedades de solidariedade mecânica
Eram sociedades mais primitivas, pré-capitalistas, onde a divisão do trabalho era feita apenas por gênero, e não havia uma grande massa de trabalhadores desempenhando as mais diversas funções.
A coesão no grupo como um todo era maior nessas sociedades, que mantinham uma igualdade de funções entre os membros, com algumas exceções. Exemplos delas podem ser verificados nas antigas sociedades rurais.
Sociedades de solidariedade orgânica
Onde há uma espécie de organismo complexo que cuida da coesão social. Nesse tipo de sociedade, pós-capitalista, há a divisão social do trabalho, pois cada membro da sociedade desempenha um papel mais complexo, sendo que todos os membros são interdependentes.
Nelas há, por exemplo, o médico, o agricultor, o policial, o professor, o comerciante, o sacerdote, o artesão, e cada um desempenha um papel. Todos cumprem papéis sociais em seus trabalhos e uns dependem do trabalho de outros. Na sociedade de solidariedade orgânica (que é mais complexa e extensa), não há união em uma coesão única e mecânica, havendo divisão de grupos de acordo com suas categorias.