Geografia, perguntado por mariaclaradaraujo, 1 ano atrás

Quais são as zonas térmicas ? Caracterize cada um deles

Soluções para a tarefa

Respondido por giih2018
6

Zona glacial ártica e antártica: também chamadas de zonas polares, as zonas glaciais apresentam as menores temperaturas do planeta, pois são as que recebem em menor intensidade os raios solares. Graças aos solstícios, durante parte do ano, é totalmente noite nessas áreas, o que contribui para diminuir ainda mais as médias de temperatura. As zonas glaciais abrangem todas as regiões situadas ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico.

Zona temperada norte e sul: as zonas temperadas são onde se percebem mais nitidamente as quatro estações do ano, que se revelam de maneira muito bem definida. Por causa dos solstícios, essas zonas são mais iluminadas durante seis meses e menos iluminadas durante o restante do ano, alternando, assim, o frio e o calor. Essa faixa climática abrange as áreas posicionadas entre os trópicos e os círculos polares.

Zona intertropical: também chamada de zona equatorial, essa faixa climática apresenta as maiores médias de temperatura, com maior efeito do calor e da insolação. A região da Floresta Amazônica, por causa disso, é muito quente, com altíssimas médias de temperatura e evaporação.

Respondido por raiskafofa
0

O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar

Os climas do planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que o mesmo recebe em certos períodos do ano. A Terra possui forma geóide, por isso a luz solar que incide na superfície do planeta não atinge com a mesma intensidade todos os pontos do mesmo.

A quantidade de luz que atinge a superfície em áreas próximas à Linha do Equador é diferente das recebidas em regiões adjacentes ao Círculo Polar Ártico. Isso acontece porque os raios que atingem os pontos próximos ao Paralelo do Equador incidem de forma perpendicular, isto é, de maneira mais intensa. Na medida em que se afasta do mesmo, os raios atingem a superfície de forma mais inclinada e, automaticamente, com menor intensidade. Em suma, o direcionamento dos raios solares influencia na formação de áreas mais quentes ou mais frias de nosso planeta. É bom lembrar que existem outros fatores determinantes na composição dos climas, como o relevo, vegetação, entre outros.

Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical.

Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul). Tais áreas recebem luz solar de forma muito inclinada, por isso apresenta as menores temperaturas do planeta, quase sempre abaixo de 0°C.

Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A intensidade de luz que atinge essas regiões é superior a das zonas polares e inferior a da zona intertropical.

Zona intertropical: essa faixa climática se estabelece entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, essa parte do planeta recebe uma intensa quantidade de luz solar, por isso apresenta elevadas temperaturas.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes