Sociologia, perguntado por erikageraldo1, 1 ano atrás

Quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?


guiabreulima03: qual é o sentido?
erikageraldo1: Para Boaventura dos Santos, vivemos uma normalidade de exceção resultado do neoliberalismo que faz com que o mundo esteja permanentemente em crise. Nesse sentido quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?
marialuzivaniasantos: Me explique mas um pouco?

Soluções para a tarefa

Respondido por guiabreulima03
26

É necessário, antes, falar um pouco a respeito da política neoliberal. Basicamente, ela prega a não intervenção estatal na economia (teoria da mão invisível), seja ela nacional ou internacional. Dessa maneira, ha uma grande discussão a respeito se o neoliberalismo é realmente eficiente para a manutenção das relações econômicas, ja que, por via de regra, como o mercado funciona pela lei da oferta e demanda, há a possibilidade de produtos atingirem preços astronômicos (como é o caso super atual, na crise do covid-19, do álcool em gel). Também é interessante falar sobre o capital especulativo e os seus altos e baixos. Portanto, a principal causa das crises que vivenciamos hoje pode ser entendida como a falta, ou inexistência, da intervenção estatal na economia, a fim de controla-la, mesmo que de forma mínima


YasminIvone: muito obrigada, me salvou!
Respondido por Matheusieti
2
  • A desigualdade social;
  • A fome;
  • A escassez dos recursos naturais;
  • Instabilidade política e econômica;
  • Aumento do preconceito e da xenofobia, entre outros.

A sociologia, analisa e estuda os fatores sociais de uma sociedade.

É interessante ressaltar que enquanto ciência, a sociologia busca compreender a relação entre o indivíduo e o ambiente social o qual ele convive, bem como as relações políticas, econômicas e culturais que ele atua, e, como a má organização social pode gerar uma série de fatores negativos para esse espaço.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/19012470

Anexos:
Perguntas interessantes