Quais são as vantagens e desvantagens da biorremediação?
Soluções para a tarefa
Vantangens: Trata-se de um processo eficiente ao lidar com regiões contaminadas com moléculas orgânicas de difícil degradação e metais pesados.
• Moléculas orgânicas de difícil degradação podem ser produzidas naturalmente pelo metabolismo de seres vivos ou sintetizadas em laboratório visando atender à indústria.
• No contexto da Segunda Revolução Industrial, começaram a ser desenvolvidas as moléculas Xenobióticas (veja o marcador "Degradação de Xenobióticos". Estas são substâncias químicas que a natureza não consegue assimilar, visto que nunca foram produzidas em sistemas Xenobióticos) naturais. Por isso, são tóxicas ao meio ou recalcitrantes e, inclusive, os produtos de sua degradação tendem a promover efeitos nocivos ou mutagênicos. Tais conseqüências podem se tornar agentes de seleção natural, mudando a estrutura funcional de uma comunidade.
Desvantagens: Um ser vivo tem seu metabolismo próprio, e se desenvolverá de acordo com ele. Por isso, não se pode esperar resultados imediatos no local afetado. Já existem pesquisas que objetivam o melhoramento genético de organismos, a fim de otimizar sua eficiência despoluidora.
Além disso, uma discussão que gera polêmica: ao promover a recuperação de uma área, serão empregados organismos que não existiam ali naturalmente. Por serem exóticos, não haveria predadores para eles, o que poderia resolver um problema, mas causar outro.