quais sao as três principais regras da pintura egípcia
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É uma pintura essencialmente simbólica, que segue rígidos padrões de representação, como a lei da frontalidade. As áreas espaciais são bem definidas e o tamanho e posição das figuras no espaço são estipulados segundo regras hierárquicas. Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais (ausência de volumetria), e a cor é aplicada em manchas uniformes.
O aparente "primitivismo" da arte das pinturas egípcias é devido à função essencialmente simbólica que a arte representa. Todas as figuras eram mostradas do ângulo que podiam ser mais bem identificadas. O aspecto, assim, era eminentemente esquemático. Havia diversas regras sobre como pintar no Antigo Egito Ex.: Lei da frontalidade - Uma pessoa não poderia ser pintada com a cabeça membros inferiores e superiores virados para frente, porém o tronco poderia,
Peso da alma - Deveria ser seguida uma ordem de altura, ou seja, quanto mais importante uma pessoa fosse mais alta ela deveria ser pintada
Resposta:
É uma pintura essencialmente simbólica, que segue rígidos padrões de representação, como a lei da frontalidade. As áreas espaciais são bem definidas e o tamanho e posição das figuras no espaço são estipulados segundo regras hierárquicas. Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais (ausência de volumetria), e a cor é aplicada em manchas uniformes.
O aparente "primitivismo" da arte das pinturas egípcias é devido à função essencialmente simbólica que a arte representa. Todas as figuras eram mostradas do ângulo que podiam ser mais bem identificadas. O aspecto, assim, era eminentemente esquemático. Havia diversas regras sobre como pintar no Antigo Egito Ex.: Lei da frontalidade - Uma pessoa não poderia ser pintada com a cabeça membros inferiores e superiores virados para frente, porém o tronco poderia,
Peso da alma - Deveria ser seguida uma ordem de altura, ou seja, quanto mais importante uma pessoa fosse mais alta ela deveria ser pintada. Ex.: Faraó(ou deus representado), rainha(príncipe), sacerdotes, servos e o povo. O povo ou um servo não poderia ser pintado frente a frente com o faraó.
a representação por inteiro da figura humana organizava-se segundo a chamada “regra de proporção”, um rígido quadriculado, com dezoito unidades de igual tamanho, que garantia a repetição acurada da forma ideal egípcia em quaisquer escalas e posições. Era um sistema a prova de erro, que estabelecia as distâncias exatas entre as partes do corpo. O sistema até especificava o comprimento exato das passadas nas figuras de caminhantes e a distância entre os pés (ambos mostrados da face interna) nas figuras que estivessem em pé e imóveis. Os artistas desenhavam o quadriculado na superfície de trabalho e então ajustavam ali dentro a figura que pretendiam representar.