quais São as três formas de autoridade segundo Wber
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) autoridade carismática – Weber define “carisma” como “um dom de encanto extraordinário e pessoal” e postula que é uma característica que só alguns detêm, muito em linha com a Teoria do Homem Excepcional de Carlyle. ou mesmo a visão de Fayol sobre Gestão e Liderança. Os líderes carismáticos são vistos como detentores de capacidades acima da média, logo, pessoas altamente capazes e confiáveis. A fé nesses indivíduos, na sua capacidade e potencial, é, aliás, uma das características mais fortes deste tipo de liderança, o que significa a sua autoridade não é exactamente sinónima das capacidades reais quem supostamente as detém, mas da percepção que os seus seguidores têm dele – o que é subjectivo por definição.
2) autoridade tradicional, como o nome indica, é aquela que assenta numa dada ideia de tradição, de continuidade. É, segundo Weber, “a autoridade do eterno ontem”. Poderíamos dizer que é uma autoridade baseada na sucessão e é aquele estatuto de que qualquer indivíduo fica naturalmente investido porque faz parte dessa mesma linha sucessória. É a autoridade típica de famílias reais e semelhantes plutocracias.
3) autoridade racional-legal já eiva de um cargo em si e do próprio sistema de leis em que o cargo se insere, e que legitima aquele cargo e a autoridade de que este se imbui. Isto é, portanto, o mesmo que dizer que se trata de uma autoridade que não é inerente ao indivíduo, por ele mesmo, mas da posição que ele ocupa e que lhe é conferida enquanto ele ocupar esse mesmo lugar. Esta é a autoridade que muitas vezes é declarada nas hierarquias do organigrama, mas que, como já vimos, pode não corresponder exactamente à verdadeira – ou, pelo menos, a única – sede de poder dentro de uma organização.