História, perguntado por carlos63434, 1 ano atrás

quais são as três fases do renascimento ​

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagoqq
2

Entre os artistas do Quatrocento, Massaico foi um dos pintores que aprimoraram o uso da perspectiva. Além dele, temos os belos quadros de Sandro Botticelli, que tentava explorar elementos de natureza espiritual, religiosa e simbólica em várias de suas obras. No campo da arquitetura, destacamos Filippo Brunelleschi pela construção da catedral de Santa Maria Del Fiore.

No final dessa fase, damos um lugar para Leonardo da Vinci, talvez uma das figuras que encarnou o sentido inovador do Renascimento com maior intensidade. Não se especializando em nenhum âmbito específico, da Vinci se aventurou como pintor, escultor, urbanista, inventor e filósofo. Entre suas obras, podemos dedicar especial destaque à Gioconda, mais conhecida como Mona Lisa, e a reprodução da Santa Ceia.

Chegando ao Cinquecento, o Renascimento já ocupa uma posição de destaque na Itália e em outras nações europeias. Na literatura, o Cinquecento foi prestigiado com as inovadoras teses políticas de Nicolau Maquaivel, autor da obra “O Príncipe”, onde elabora a cisão entre as questões políticas e os valores morais. Já nas artes, Michelangelo Buonarroti se imortaliza pela pintura dos afrescos da Capela Sistina.

Alcançando os finais do século XVI, observamos que o Renascimento já experimentava outras manifestações para fora da Itália. Nesse contexto, a expansão marítima deslocava o eixo econômico europeu do mar Mediterrâneo para o Atlântico. De tal modo, outros centros urbanos se enriqueciam, propiciando o surgimento de novos artistas, escritores e intelectuais. Já nessa nova situação, a Contra Reforma católica atuou no sentido de perseguir as formas de conhecimento que iam contra os seus dogmas.

Perguntas interessantes