Ed. Física, perguntado por niconiii6553, 7 meses atrás

quais são as substâncias proibidas no doping​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahareqleao4
3

As substâncias proibidas podem ser divididas em 5 grupos principais:  

-Narcóticos;

-Agentes anabolizantes;

-Estimulantes;​

-Diuréticos;

-Hormônio peptídicos e análogos.  

As substâncias estimulantes induzem o aumento da atividade cardíaca e o metabolismo. Podem diminuir o limiar da dor e conseguir os mesmos efeitos da adrenalina (com as anfetaminas, cocaína, efedrina e cafeína). Atletas do vôlei, basquete e futebol são historicamente conhecidos por utilizá-las. Já as substâncias analgésicas e narcóticas são exemplificadas pela morfina e petidina. Nesse caso, elas atuam na diminuição da sensação da dor e são utilizadas por atletas de esportes de resistência.  

 

Os esteroides anabólicos são derivados do hormônio masculino, a testosterona. Eles induzem o aumento do tamanho dos músculos, força e potência muscular. É bastante utilizada por lutadores ou em qualquer esporte que envolva força explosiva, além dos praticantes do exercício de força em academias.  

Os hormônios mais utilizados por atletas e frequentadores de academias são:  

Efedrina: Estimulante que atua no sistema nervoso e cardíaco. É utilizado para causar perda de peso e aumentar a energia. Pode causar paranoia psicótica, depressão e hipertensão.

Testosterona: O hormônio sexual masculino é usado para o aumento da massa muscular e pode causar atrofia dos testículos e esterilidade.

Nandrolona: Esteroide do tipo sintético e é utilizado para o aumento da massa muscular. Pode causar câncer e problemas no ciclo menstrual.

Eritropoietina (EPO): É um hormônio sintético utilizado para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos e a oxigenação das células. Pode causar o aumento da viscosidade sanguínea, probabilidade de uma parada cardíaca, embolia pulmonar e convulsões.

Espero ter ajudado :3


niconiii6553: muito obrigada
sarahareqleao4: de nada : )
Perguntas interessantes