quais são as regras de escrita de uma fabula.
Soluções para a tarefa
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
Escrever uma fábula demanda uma narrativa forte e concisa na qual cada componente — personagem, ambiente e ação — contribui de forma direta e clara para a resolução da história e para sua moral. Embora cada pessoa tenha um processo de escrita único, este artigo fornece uma lista de passos sugeridos para ajudar você a criar a sua.
1) Fazendo o rascunho básico da sua fábula
Escolha a moral. Como a moral é o ponto crucial da fábula, muitas vezes, fica mais fácil rascunhar a sua se determiná-la. Ela deve estar relacionada ou refletir um problema pertinente à cultura com que os leitores se identifiquem.
Alguns exemplos de morais que podem inspirá-lo incluem:
"Por mais elevados que estejais, não desprezeis ao vosso semelhante."
"Nenhum ato de gentileza é coisa vã."
2) Decida qual será o problema. Ele coordena a ação na fábula e será a fonte primária para a lição a ser aprendida.
3)
Decida qual será o elenco. Determine quem ou o que serão os personagens da sua fábula e que traços os definirão.
4)
Determine o arquétipo dos personagens. Embora o animal ou objeto que você escolher já deva ter traços evidentes em si, como dito acima, você também precisará criar qualidades subjetivas relacionadas a esses traços.
5)Escolha o ambiente. Onde os eventos da história acontecerão? Assim como na escolha da moral e do problema, pegue um ambiente que seja simples e fácil de ser reconhecido pela maioria das pessoas.
6)Decida qual será a resolução do problema. Ela deve ser satisfatória e relevante em relação aos outros componentes da história, incluindo os personagens, seus relacionamentos e o ambiente.
7) Preencha todo o seu rascunho. Uma vez que tiver um esboço dos principais componentes da história, comece a detalhá-los.
8) Coloque o enredo em ação. Apresente o conflito entre os personagens com detalhes o bastante para que o conflito ou problema fique claro e implore por uma solução.
9) Desenvolva o diálogo
10) Articule a lição. Quando o enredo da fábula tiver se resolvido, apresente a moral ou a lição da história.
11) Escolha um título relevante e criativo. Ele deve captar o espírito geral da história e ser atrativo o bastante para capturar a atenção do leitor.