Quais são as referências básicas do zorro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Zorro é uma série de produção da Walt Disney baseado no herói mascarado, estreado em 10 de Outubro de 1957 no canal ABC. O final da série no canal foi em 2 de Junho de 1959. Foram produzidos 78 episódios, além de 4 especiais de uma hora que foram ao ar entre 30 de Outubro de 1960 e 2 de Abril de 1961 pela antologia de séries de televisão dos Estúdios Walt Disney. No Brasil, a série foi ao ar na TV Globo entre janeiro de 1973 e março de 1974.
A série foi muito popular, principalmente entre o público infantil. A comicidade estava presente, graças aos personagens coadjuvantes Sargento Garcia e Cabo Reyes, que protagonizavam situações engraçadas; e o mudo Bernardo, quando descrevia as coisas que via para Don Diego. A ressaltar a comicidade, cada personagem tinha seu próprio acompanhamento musical: para o Sargento Garcia havia uma música que chamava a atenção para o seu enorme peso. E com Bernardo era ouvido uma canção com som de flautas e seus gestos bruscos traziam efeitos sonoros causados por instrumentos de madeira e metal.
Don Diego de La Vega (Zorro) é um jovem rico recém-formado em advocacia que não se conforma com os maus tratos que o povo sofre. Seu pai, Don Alejandro de La Vega (um militar aposentado e rancheiro), quer que Diego o ajude na fazenda. Mas Diego, secretamente (somente Bernardo, seu criado mudo o sabe), decide fazer justiça com as próprias mãos: Se torna um justiceiro mascarado, que usa seu chicote e espada para defender seu povo - o Zorro. O Sargento Garcia, um militar bêbado, estúpido e atrapalhado, admira secretamente o Zorro mas o seu maior objetivo é capturá-lo. É o melhor amigo de Diego de La Vega.
Origens
Diego estudara muitos anos na Espanha, onde conheceu seu servo Bernardo, homem calvo e mudo. Ao chegar de volta à Califórnia, Diego se revolta contra as autoridades espanholas que oprimem o povo simples da região. Don Diego então decide esconder suas habilidades de grande espadachim e diz a todos que na Espanha adquirira gosto pelos livros e pela poesia e não quer saber de política. Para ajudar em seus planos, diz a todos que Bernardo é surdo-mudo (em alguns episódios se passa também por retardado mental).
O principal motivo da revolta de Diego é o comandante do quartel do exército em Los Angeles capitão Monastário que cobra altos impostos e sempre age com brutalidade e comete injustiças. O pai de Diego, o rancheiro Don Alejandro, quer que Diego escreva uma carta de denúncia para o governador em Monterrey, mas desiste quando percebe que o correio é controlado pelos militares. À medida que conversa com Diego, Alejandro julga que o filho agora é um covarde, que não quer saber de lutas. Quando está com Bernardo, Diego lhe conta seu plano: se não posso vestir a pele de um leão, então usarei a da raposa (Zorro). Diego saca então sua espada e faz a marca do "Z", que usará durante toda a série.
A destituição de Monastário
Don Ignácio Torres vai a Monterrey ver o governador enquanto o vice-rei chega a Los Angeles, que aparentemente está em paz. Monastário diz ao visitante que capturara o Zorro e obriga Don Diego a se vestir como o herói. Com a ajuda de Bernardo, que confunde o capitão se disfarçando também de Zorro e monta no cavalo Tornado, o militar é desacreditado e perde o posto. Monastário e seu cúmplice Pina acabam sendo presos e o Sargento Garcia se torna o comandante interino.
O Águia
O Águia era um vilão que queria dominar toda a Califórnia. Diego desconfia da sua existência quando começa a achar nos pertences dos criminosos que prende uma pena de águia. Quando o magistrado Galindo morre, a mulher do comandante Toledano, outra agente do Águia, tenta roubar a pólvora do quartel e levá-la para seu chefe. Zorro intervém e estraga os planos dos conspiradores.
O Águia acaba vindo a Los Angeles em pessoa e durante um tempo requisita como moradia a fazenda dos De La Vega. Zorro e seu pai se unem e juntos com outros fazendeiros, conseguem derrotar o vilão.
Monterrey
Monterrey era uma cidade maior que Los Angeles, privilegiada por possuir um porto marítimo. Os mercadores que exportavam seus produtos, não podiam importar nada. O Senhor Verduzco procura os De La Vega para conseguir financiamento para trazer um navio com mercadorias da Espanha, mas a coisa se torna suspeita quando os encarregados de transportar o dinheiro são os ineptos Sargento Garcia e Cabo Reyes. Pablo, um índio, tenta roubar o dinheiro com a ajuda de seu bando, mas são derrotados.
Pouco depois aparece um jovem inflamado chamado Joaquin Castañeda que provoca o governador e causa problemas aos revoltosos e ao Zorro. Depois surge outro homem, Ricardo del Campo, um velho amigo de Diego e que disputara as atenções de Ana Maria Verduzco com o herói.
Depois, Diego e Bernardo voltam a Los Angeles, onde continuam suas aventuras, enfrentando diversos bandidos, inclusive um tio de Diego, Esteban de La Cruz (papel de César Romero), um emissário do Rei e o próprio governador.