História, perguntado por brunoguimaraes1, 1 ano atrás

Quais são as razões de renúncia de dom Pedro I ao trono Brasileiro em 1831?

Soluções para a tarefa

Respondido por SaraArley
10
 Varios foram os fatores que vieram contribuir para que o Imperador D. Pedro 1 abdicasse do trono em favor de seu único filho homem. 
As tendencia ditatoriais ,o fechamento da assembleia, a maneira como foram tratados os adversario de governo ,criavam barreiras para os contatos com os liberais brasileiros, a sua amizade e abertura paracom os membros do partido Português , deixavam preocupados os brasileiros .pois a mortede D.João 1 herdeiro e sucessor do tronode Portugal. 
D.Pedro 1 havia renunciado ao trono português em beneficil de sua filha D. Maria da Glória . porem , em 1828, o irmão de D.Pedro ,D.Miguel conquistou o trono de Portugal, contrariando as regras da monárquica. 
Revoltado com acontecimento em Portugal D.Pedro queria reconquistar o trono português .os brasileiros , sabendo das preocupações de D.Pedro , temiam uma anexação do Brasil por Portugal . 
outro fatores da extrema autoridade de D.Pedro foram evidenciados ,mas ele tentavam aliviar as tensões politicas , até que foi mal recebido numa visita a Mina Gerais , e chegando ao Rio de Janeiro , o partido portugues promoveu lhe uma festa 
Os liberais membros do partido Brasileio, impediram a relização da festa e houve briga de rua e agressões .o incidente ficou conhecido como noite das garrafadas, pois os comerciantes atiravam garrafas vazias . 
na tentativa de aclmar os ãnimos D.Pedro organizou um ministério composto de brasileiro , mas demitiu o a seguir :não havia mais nada que pudesse ser feito e D.Pedro percebendo que estava em situação muito delicada ,em 7 de abril de 1831 abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcântara que na época estava com 5 anos de idade
Perguntas interessantes