Quais são as propriedades físicas dos minerais? Explique cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
aqui
Explicação:
Os minerais também podem ser classificados com base em suas propriedades físicas ou físico-químicas. Estas propriedades, em geral, são um reflexo de sua estrutura cristalina. Por meio delas podemos muitas vezes definir e classificar diversos minerais ou grupos de minerais. Abaixo apresentamos alguns exemplos de propriedades que podem ser utilizadas para tal fim.
Cor
A cor de um mineral é uma de suas propriedades mais importantes. Muitas vezes um mineral pode apresentar uma cor característica – e peculiar. Outras vezes minerais podem se apresentar com uma cor que pode levar à confusão com outro mineral. A pirita (FeS2) é um belo exemplo desta confusão, ela também é conhecida como “ouro dos tolos” justamente por sua cor dourada e reluzente que lembra o ouro.
Traço
Esta propriedade é facilmente identificável em minerais opacos ou ferrosos. Traço é cor que o mineral deixa em uma placa branca – geralmente porcelana, quando o mesmo é riscado sobre esta placa.
Clivagem
É a habilidade dos cristais de se partir ao longo de direções cristalográficas preferenciais com a formação de uma superfície lustrosa. Na caracterização dos minerais as clivagens são descritas como:
• clivagem perfeita: o cristal se separa em placas de superfície perfeita (ex: micas)
• clivagem boa: a separação se dá em certas direções, muitas vezes formando superfícies em degraus (ex: calcita, cianita)
• clivagem distinta: quando ocorre a formação de superfícies iguais e desiguais por quebramento (ex: feldspatos, hornblenda)
• clivagem imperfeita: as superfícies de clivagem são irregulares (ex: berilo)
• clivagem ausente: não apresenta plano de clivagem (ex: quartzo)
Os minerais podem apresentar superfícies de clivagem em:
a) 3 direções – Ex.: calcita, galena
b) 2 direções – Ex.: feldspato
c) 1 direção – Ex.: micas, talco
d) ausente – Ex.: quartzo, turmalina
Fratura
É uma superfície de quebra de cristal que não segue qualquer direção cristalográfica preferencial, os principais tipos são:
• fratura conchoidal: (ex: quartzo)
• fratura fibrosa ou estilhaçada: (ex: enxofre)
• fratura serrilhada: (ex: ouro, prata, cobre)
• fratura desigual ou irregular
Dureza
A dureza de um mineral é sua resistência ao cisalhamento, é um termo mineralógico que denota o quanto resistente é um mineral quando é “arranhado”. A dureza relativa é usada na identificação comparando a dureza do mineral com outros de dureza conhecida. Friedrich Mohs, um mineralogista alemão, desenvolveu uma escala de dureza a mais de 100 anos atrás. O mineral mais duro conhecido, o diamante, foi classificado com o número 10. A Escala de Dureza Relativa de Mohs é usada na determinação de dureza relativa, e é comparada com alguns materiais comuns de dureza conhecida:
Esta tabela