Quais são as principais teorias sobre os deslocamentos das populações estrangeiras para o império romano. É urgenteeee
Soluções para a tarefa
A relação do Império Romano com os estrangeiros se dá de acordo com as normas do Imperialismo romano, de modo que os estrangeiros que não falassem latim não se integravam à sociedade romana e eram vistos como bárbaros, enquanto que os que tentassem se integrar eram vistos, depois de algumas gerações, como cidadãos.
Com isto em mente, as duas teorias sobre o deslocamento dos estrangeiros para o Império são a que explica o fenômeno pela via econômica - Roma era o centro comercial do mundo, atraindo as pessoas por suas melhores condições de vida - ou pela via da dominação militar, de modo que eram, à força, levados à Roma para servir.
Resposta:Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente.
O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade, em 476 d.C.
Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte. Aos ouvidos gregos, esses povos balbuciavam algo como um bar-bar, o que deu origem à palavra bárbaro, que passou a designar o estrangeiro. Em latim, eram os barbarus, o que explica que, para os romanos, eram os povos que não falavam latim, não seguiam as leis romanas e também não participavam de sua civilização.