Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Quais são as principais teorias para explicar a origem da àgua na Terra?

Soluções para a tarefa

Respondido por Tayla1303
1

Resposta: Existem várias teorias sobre como os oceanos se formaram ao longo dos últimos 4,6 bilhões de anos.

Uma quantidade considerável de água estaria no material que formou a Terra.

As moléculas de água teriam escapado mais facilmente da gravidade da Terra quando ela continha menos massa durante sua formação. Espera-se que o hidrogênio e o hélio vazem continuamente da atmosfera, mas a falta de gases mais densos na atmosfera moderna sugere que algo desastroso aconteceu na atmosfera primitiva. Além disso, durante a formação do Sistema Solar antes de os planetas serem formados, as moléculas estavam fazendo um disco de acreção ao redor da estrela recém formada, esta por sua vez expele continuamente o vento solar, oque "expulsa" as moléculas gasosas para a área mais externa do sistema solar, isto explica porque a partir de Marte os planetas são gasosos e não tem nenhum deles mais próximo ao Sol.

Teoriza-se que parte do planeta jovem tenha sido atingido por um outro planeta do tamanho de Marte denominado Theia oque causou a criação da Lua, que deveria ter causado o derretimento de uma ou duas grandes áreas. A composição atual não corresponde à fusão completa e é difícil derreter completamente e misturar grandes massas rochosas.

No entanto, uma boa fração do material deveria ter sido vaporizada por esse impacto, criando uma atmosfera de vapor de rocha ao redor do jovem planeta. O vapor de rocha teria condensado dentro de dois mil anos, deixando para trás voláteis quentes que provavelmente resultaram em uma atmosfera pesada de dióxido de carbono com hidrogênio e vapor de água. Os oceanos de água líquida existiam apesar da temperatura da superfície de 230 °C por causa da pressão atmosférica da atmosfera pesada de CO 2. À medida que o resfriamento continuava, a dissolução na água do oceano removeu a maior parte do CO 2 da atmosfera, mas os níveis oscilavam descontroladamente à medida que apareciam novas superfícies e ciclos de manto.

Estudo de zircão descobriram que a água líquida deve ter existido há tanto tempo quanto 4,4 Ga, logo após a formação da Terra.

De fato, estudos recentes de zircões (no outono de 2008) encontrados na rocha hadeana australiana contêm minerais que apontam para a existência de placas tectônicas já em 4 bilhões de anos atrás. Se isso for verdade, as crenças anteriores sobre o período Hadeano estão longe de estar corretas. Ou seja, em vez de uma superfície quente e derretida e uma atmosfera cheia de dióxido de carbono, a superfície da Terra seria muito parecida com a de hoje. A ação das placas tectônicas retém grandes quantidades de dióxido de carbono, eliminando os efeitos de estufa e levando a uma temperatura superficial muito mais baixa e à formação de rochas sólidas, e possivelmente até à vida.

Há a teoria de que parte da água existente atualmente na Terra tenha origem extratrerrestre, tendo sua origem em função do bombardeio de asteroides e cometas que atingiu nosso planeta em seus primórdios. O acúmulo do liquido ocorreu com o passar do tempo, após repetidas sequências desses episódios.

Respondido por Marianepae
1

Resposta:

Há a teoria de que parte da água existente atualmente na Terra tenha origem extratrerrestre, tendo sua origem em função do bombardeio de asteroides e cometas que atingiu nosso planeta em seus primórdios

Explicação:

confia

Perguntas interessantes