Geografia, perguntado por marcellanogferro, 8 meses atrás

Quais são as principais produções de alimentos da Região Centro Oeste?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marquesmarianne768
1

Explicação:

A região abriga grandes propriedades produtivas principalmente de algodão, arroz, milho, soja, café e cana-de-açúcar. O Mato Grosso é exemplo de dinamismo, ampliou a produção agrícola de 3,99 milhões de toneladas na safra 1990/91 para 65,0 milhões de toneladas na safra 2018/19.


marquesmarianne768: espero ter ajudado
marcellanogferro: Obg
marquesmarianne768: por nada
Respondido por kaelzinoliver77
1

Resposta:

Olá

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo com produção de diversos tipos tais como milho, soja, feijão, arroz, café entre outros. A cadeia produtiva de grãos possui peculiaridades no que se referem aos processos que remetem ao plantio e cuidados e manejo.

A região Centro-Oeste do Brasil detém produtividade expressiva de grãos e lidera a produção agrícola brasileira. A região abriga grandes propriedades produtivas principalmente de algodão, arroz, milho, soja, café e cana-de-açúcar. O Mato Grosso é exemplo de dinamismo, ampliou a produção agrícola de 3,99 milhões de toneladas na safra 1990/91 para 65,0 milhões de toneladas na safra 2018/19. O estado do Mato Grosso lidera o ranking de Estados produtores de grãos, seguido do Paraná.

Mato Grosso, é o maior produtor das três principais commodities no país: soja, milho e algodão. Para a cana-de-açúcar a região é composta pelo segundo (Goiás) e terceiro (Mato Grosso do Sul) maior produtor do país, exibindo assim a segunda maior produção do Brasil, com 141,9 milhões de toneladas, ficando atrás apenas da região Sudeste, principal polo sucroalcooleiro do país.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a área de produção, a produtividade e a produção, em relação safra 2019/2020 e 2017/2018 de produtos agrícolas, teve uma variação de 1,8%, 0,5% e 1,4 %, respectivamente. A produção agrícola da região Centro-Oeste contribuiu para que as vendas externas do agronegócio somassem mais de US$ 8 bilhões em novembro/2019.A produção agrícola brasileira deve alcançar novo recorde em 2020. Isso porque em a safra estimada ultrapassa em 33,6 mil toneladas o resultado esperado para 2019. É o que apontam as estimativas do segundo perspectiva da safra, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estimam a colheita de 240,9 milhões de toneladas de grãos em 2020. Apesar destaque recorde na safra de grãos, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, constatou-se uma redução de 1% em relação à colheita estimada para 2019, uma diferença de 2,3 milhões de toneladas.

A redução transcorre, principalmente, da menor produção prevista para o milho (-7,5%), enquanto para a soja espera-se um crescimento de 4,7%. O levantamento converge a um maior volume de produção do milho em segunda safra, com 72,4% de participação na produção nacional para 2020, contra 27,6% de participação da primeira safra de milho.

A Aliança Agroeconômica projetou o aumento de safra para o Centro-Oeste baseada na expectativa no aumento da área cultivada para oleaginosa, e incorpora uma recuperação na produtividade, principalmente em Mato Grosso do Sul, cujas lavouras foram afetadas pela falta de chuva em 2018/19.

A região Centro-Oeste contribui expressivamente sobre o total de grãos produzido no Brasil, sendo elas: soja, milho e algodão, com 54,3 milhões de toneladas, 52,8 milhões de toneladas e 5,0 milhões de toneladas, respectivamente (CNA, 2019).

De acordo com a Conab (2019), mesmo diante da guerra comercial no período de janeiro a agosto de 2019, as exportações de soja em grãos no Brasil estiveram iguais ao mesmo período de 2017 (sem a guerra comercial) e bem inferiores a 2018 (início da guerra comercial).

Espero Ajudar

Perguntas interessantes