Filosofia, perguntado por yolanda47, 1 ano atrás

Quais são as principais pragas e doenças que atacam os citrinos​

Soluções para a tarefa

Respondido por ViniciusAngotti
5

Entre as pragas dos citrinos, destacam-se os ácaros e o aranhiço vermelho, que comprometem a aparência externa do fruto e a redução do seu peso e, consequentemente, o seu valor comercial; os afídeos, que causam o encarquilhamento das folhas e o aparecimento da fumagina; as cochonilhas, um inseto que suga a seiva da planta e injeta toxinas, provocando o surgimento da fumagina; a mosca branca, que se encontra na face inferior das folhas em forma de flocos semelhantes a algodão; a mosca do mediterrâneo, cujas larvas consomem a polpa do fruto e proporcionam uma porta de entrada a microrganismos; a lagarta mineira, que provoca a formação de galerias e o encarquilhamento das folhas; a traça do limoeiro, com a lagarta a alimentar-se dos botões florais e destruindo-os; e ainda a psila dos citrinos, que provoca a deformação grave e a clorose das folhas mais jovens.

A gomose é uma doença fúngica que provoca a exsudação de goma, o escurecimento dos tecidos localizados abaixo da casca, a clorose intensa das folhas e as lesões no tronco.

Para controlar a gomose, recomenda-se utilizar porta-enxertos tolerantes e/ou resistentes (luta genética); evitar solos pesados e mal drenados; enxertar as plantas a uma altura de 30 a 40 cm acima do solo; evitar a humidade junto ao colo das plantas; evitar as adubações nitrogenadas exageradas; pincelar o tronco e a base do ramo com um fungicida preventivo ou pasta bordalesa antes do início da estação chuvosa; e ainda evitar ferimentos durante as operações culturais.

O cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria, que provoca lesões nas folhas, frutos e ramos e, consequentemente, a queda de folhas e frutos e de produção. A prevenção é a melhor arma contra o cancro cítrico e deve ser feita na implantação ou renovação do pomar, com a utilização de plantas sãs e a instalação de quebra ventos.

A tristeza é uma doença causada por um vírus que circula na seiva da planta, provocando sintomas de nanismo e hipertrofia.

Perguntas interessantes