Quais são as principais partes de uma fibra muscular esquelética e qual é a função de cada parte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As células musculares também são chamadas de miócitos e estão presentes no tecido muscular. São ricos em proteínas actina e miosina e têm capacidade de se contrair e relaxar proporcionando movimentos.
Explicação:
As células (fibras) do músculo esquelético são muito diferentes das células típicas.
Eles se desenvolvem por meio da fusão de células mesodérmicas (mioblastos) até que se tornem muito grandes e contenham centenas de núcleos.
A membrana celular de uma célula muscular é chamada de sarcolema, que envolve o sarcoplasma ou citoplasma da fibra muscular.
Como toda a fibra muscular deve se contrair ao mesmo tempo, o sinal (potencial de ação) é conduzido através da célula por túbulos transversais (túbulos T) que possuem as mesmas propriedades
do sarcolema.
Dentro de cada fibra muscular existem centenas de subdivisões longitudinais chamadas miofibrilas.
Os 2 tipos de miofilamentos são:
filamentos finos: feitos da proteína actina, e
filamentos grossos: feitos da proteína miosina.
Retículo sarcoplasmático: circundando cada miofibrila está uma estrutura membranosa chamada retículo
sarcoplasmático, que está envolvida na transmissão do potencial de ação para a miofibrila.
As bombas de íons concentram os íons cálcio (Ca ++) nas cisternas. Os íons de cálcio são liberados nas unidades contráteis do músculo (sarcômeros) no início de uma contração muscular.
Dois túbulos transversais circundam cada sarcômero perto das 2 zonas de sobreposição. Quando os íons de cálcio são liberados pelo retículo sarcoplasmático, os filamentos finos e grossos interagem.
As complexas interações de filamentos grossos e finos que causam a contração muscular são determinadas pelas estruturas de suas moléculas de proteína.
Os filamentos grossos contêm subunidades de miosina torcidas. A cauda se liga a outras moléculas de miosina. A cabeça livre, feita de 2 subunidades de proteína globular, alcança o filamento fino mais próximo.
Durante uma contração, as cabeças de miosina interagem com os filamentos de actina para formar pontes cruzadas. A cabeça da miosina gira, produzindo movimento.
Os filamentos grossos contêm fios de titina que recuam após o estiramento.