Biologia, perguntado por flaviafontana, 11 meses atrás

quais são as principais novidades evolutivas dos poriferos??? pfv respondam rapido!!! URGENTE!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por VMarinho
6

1. Organização celular porém, sem formar tecidos verdadeiros.

2. Células totipotentes.

3. Presença da coanoderme formada por coanócitos flagelados (exceto na classe Hexactinellida e na família Cladorhizidae).

4-Formação de canais que compõem o sistema aquífero (mais complexos em sinconóides e asconóides).

5- Adultos são filtradores sésseis; Estágio larvais são natantes e normalmente lecitróficos. Em algumas espécies as larvas são incubadas (viviparos).

6-Processo de inversão embriológica na metamorfose das larvas anfiblástula e coelublastula.

7-Camadas interna e externa de células não possuem membrana basal (exceto talvez na subclasse Homoscleromorpha).

8-Presença de uma camada mediana (o mesohilo) entre a pinacoderme e a coanoderme. Lembrar que o mesohilo é constituido por matriz celular, material coloidal, várias células móveis e material esquelético.

9-Elementos esqueléticos inorgânicos compostos de carbonato de calcio ou dióxido de silicio (tipicamente na forma de espículas).

10- Elementos esqueléticos orgânicos como fibras de colágeno, algumas vezes tão elaborados que acabam formando uma rede fibrilar denominada de espongina (muito presente nos membros da classe Demospongiae).

11-Filtradores quando adultos, se alimentando de partículas suspensas na água como bactérias, protozoários e outros seres microscópicos. Apenas a familia Cladorhizidae são esponjas carnívoras que aprisionam suas presas em suas espículas (Cladorhiza e Asbestopluma).

12-Formação assexual de gêmulas (espécies de água doce) ou corpos reprodutivos (espécies de água salgada).


flaviafontana: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A
flaviafontana: votei errado, era para ser 5
Respondido por AmandaDvl
1

O maior estudo evolutivo sobre esponjas fornece novos dados sobre evolução animal, a maioria dos genes envolvidos em processos complexos também está presente nas esponjas, de acordo com um novo estudo publicado na revista Molecular Biology and Evolution.


O estudo identifica uma série de genes anteriormente associados a estruturas complexas de animais superiores que se pensava estarem ausentes em esponjas. Por exemplo, o gene DMRT1, envolvido nos processos de determinação sexual em metazoários mais evoluídos (répteis, aves, mamíferos, etc.), também aparece no gênero Corticium.

Perguntas interessantes