Sociologia, perguntado por leandrolemes4885, 6 meses atrás

Quais são as principais diferenças estabelecidas pelos clássicos da sociologia , acerca do pensamento sobre religião ?


prsergiocorreia: agradeço, mas a reposta não foi respondida

Soluções para a tarefa

Respondido por yagoferreira026
0

Resposta:

Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber. Apesar disso, não podemos deixar de mencionar a participação honrosa do filósofo francês Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa desenvolver-se plenamente.

Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência.

Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.

Nascimento da sociologia: contexto histórico

Antecedentes históricos

Desde o século XIV, a Europa presenciava uma ascensão cada vez maior de uma nova classe social: a burguesia. A Reforma Protestante, ocorrida no século XV, e uma nova visão de mundo, menos dominada pela lógica católica medieval, permitiram o crescimento ainda maior dessa nova classe social. Os séculos XVI e XVII presenciaram diversas mudanças sociais, como as revoluções científicas e a Revolução Inglesa.

Fonte: confia♥


luizfopiresungidoded: Desculpa, mas, não é a resposta que eu quero. Quais são as diferenças principais estabelecidas por esses três clássicos da sociologia quanto o assunto foi religião? Por favor me responda.
Respondido por Matheusieti
1

Karl Marx entendia a religião como o "ópio do povo" onde esse conceito acaba introduzindo o indivíduo em uma perspectiva ideológica de dominação por parte dos líderes.

Durkheim notou a religião a partir das práticas que e crenças que unia os indivíduos em uma única crença moral.

Para Weber, as ações movidas por fins e valores, relacionavam o sentimento que estava sendo estabelecido pela religião protestante com o desenvolvimento da economia, quebrando a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, o colocando na posição de trabalhador para seu próprio sustento e não para o pagamento a igreja em busca da salvação.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/28474023

Anexos:
Perguntas interessantes