Quais são as principais críticas ligadas aos aspectos negativos do Nafta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – é um bloco econômico composto por Estados Unidos, México e Canadá. Fundado em 01 janeiro de 1994, seguiu uma das tendências do processo de Globalização: a organização dos países em acordos regionais.
Existem muitas críticas ligadas aos aspectos negativos do Nafta, principalmente na política interna de seus países-membros. No cenário mexicano, a crítica que se faz é a intensificação da dependência econômica do país em relação aos EUA, além de o bloco econômico proporcionar uma acentuada diferença negativa na balança comercial entre os dois países. Além disso, critica-se a grande entrada de produtos e empresas norte-americanos, que, mais bem equipados, promovem uma concorrência desleal com os produtos locais, principalmente os agropecuários.
Nos Estados Unidos, a crítica interna que se realiza também está relacionada com a migração das fábricas do país em direção aos outros dois países, principalmente para o território mexicano. Assim, perdem-se muitos postos de trabalho com a saída das empresas nacionais para outros territórios. Já no Canadá, as reclamações internas fazem-se pela elevação da dependência econômica do país em relação aos Estados Unidos, além de se considerar que o Nafta funcione como um efeito limitador para a atuação comercial dos canadenses em outras partes do mundo.
Explicação: