Geografia, perguntado por mariaeduardarozenodo, 9 meses atrás

quais são as principais causas que atribuem aos conflitos na América Latina?

me ajudem é pra entregar hj ​

Soluções para a tarefa

Respondido por estersilva1306
1

Resposta:

As causas principais são rivalidades étnicas, religiosas e nacionalistas, e ainda há casos que envolve disputa entre estados ou mudanças de fronteiras. Mas, na verdade, quase todos são por poder, ou seja, os conflitos geralmente são para se aumentar o poder ou para reduzir o poder de outro Estado.

Explicação:

Espero ter ajudado ....

Respondido por juju333333333333
0

Resposta:

Em 1948, o político peruano Víctor Raúl Haya de la Torre, acusado de preparar uma revolta militar, pediu asilo na embaixada da Colômbia em Lima. Seu caso foi o primeiro remetido — em 1949 — pela América Latina ao Tribunal Internacional de Justiça da ONU (TIJ). Os juízes, instalados apenas três anos antes, decidiram que o asilo deveria acabar, embora Bogotá não estivesse obrigada a entregar o refugiado. Em 1954, Haya de la Torre foi autorizado a sair do Peru. Em 1958, Honduras processou a Nicarágua por não ter adotado uma arbitragem sobre o traçado do limite comum, emitida em 1906 pelo rei Alfonso XIII da Espanha. Os hondurenhos ganharam e a América Latina desapareceu da órbita do TIJ por muito tempo.

Em 1986, a Nicarágua denunciou Costa Rica e Honduras, enquanto El Salvador fez o mesmo contra Honduras, todos por questões fronteiriças. Desde então, o interesse de recorrer à justiça internacional por questões de limites territoriais tem crescido, até desembocar no frenesi atual: seis das 11 causas pendentes no TIJ envolvem países da América Latina.

Perguntas interessantes