quais sao as principais caracteristicas e os generos da historia do teatro no brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
O teatro assumiu forma e se diversificava entre vários gêneros. Dentre eles estava a comédia, o drama, a tragédia, sendo Gonçalves Alves um dos principais nomes do teatro nacional. Além do mais, todas as técnicas teatrais voltavam-se para a nacionalização, deixando os aspectos portugueses de lado. Um dos atores mais importantes do período foi João Caetano.
Em seguida, já em 1850, mais autores foram surgindo, como José de Alencar e Joaquim Manual de Macedo. Os autores românticos escreviam peças teatrais e disputavam lugar com a escrita portuguesa que, cada vez mais, ia perdendo força no país. Os escritos brasileiros possuíam características nacionais e a estética conquistava o espírito brasileiro.
Explicação:
Evolução do Teatro no Brasil
Em síntese, até 1900, a história do teatro no Brasil havia sofrido fortes crises por conta da política. Contudo, os ideais populistas e o teatro de revista se fortificaram dando à história do teatro a liberdade e a oficialização do teatro brasileiro. Entre os anos de 1937 e 1945, as primeiras companhias de teatro brasileiras começam a surgir e a se consolidar no país.
Dentre os principais nomes, responsáveis pela oficialização do teatro no Brasil, estão Eva Tudor, Odilson Azevedo, Procópio Ferreira, Jaime Costa, Dulcina Moraes, entre vários outros. Nesse sentido, as peças teatrais começam a ganhar novos formatos com os escritos de Oswald de Andrade. Nesse sentido, o escritor brasileiro escreveu peças, como O Rei da Vela (1933), O Homem e o Cavalo (1934) e A Morta (1937) no período da ditadura de Getúlio Vargas.Em seguida, em 1938, a encenação moderna se inicia no país. Dentre os responsáveis pela evolução teatral estava Paschoal Carlos Magno. Isso porque, Paschoal foi o mentor da fundação do Teatro do Estudante. A partir disso, diversas companhias de teatro se fortificam, mostrando, cada vez mais, aspectos no nacionalismo. Portanto, em 1948, Franco Zampari funda o teatro brasileiro de comédia, conhecido como TBC.
Após alguns anos, em 1957, inaugurou-se o Teatro de Arena de São Paulo. Com isso, a inauguração do Teatro de Arena foi a porta de entrada para que diversos artistas amadores pudessem iniciar a carreira no teatro profissional. Contudo, todas as evoluções adquiridas até então, sofreram forte repressão com o golpe militar de 64.Muitos artistas e diretores de teatro tiveram que buscar exílio em outros países por conta da censura. Dessa forma, o teatro no Brasil só sobreviveu por conta das gerações que sucederam os artistas que deram início à teatralização brasileira.
Você sabia?
Na história do teatro no Brasil, o primeiro teatro foi o Real Theatro São João, inaugurado no Rio de Janeiro, em 1813. Entretanto, antes mesmo da inauguração do grande teatro, outros teatros menores já existiam no país. Como exemplo temos a Casa da Ópera em Ouro Preto (MG), o Teatro União, em São Luís (MA) e Teatro São João em Salvador (BA).
Em síntese, o Real Theatro São João passou por mudanças estruturais após três incêndios. Além disso, o nome também foi modificado, sendo conhecido como Teatro São Pedro e, por último, em 1923,Teatro João Caetano. Historicamente, o teatro possui grande importância já que a primeira Constituição foi assinada no local.
Ademais, dentre os nomes que mais se destacam na história do teatro no Brasil está o Padre José de Anchieta, João Caetano, Arthur Azevedo e Machado de Assis. Por fim, as peças que fizeram (e fazem até hoje) mais sucesso no país foram O Juiz de Paz na Roça, O Auto da Compadecida. Além disso, O Pagador de Promessas e A Partilha.
E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Semana de Arte Moderna e quais as características do Movimento Bauhaus.