História, perguntado por jubs981, 1 ano atrás

quais são as principais características dos movimentos operários ludista e cartista?

Soluções para a tarefa

Respondido por lanhacomando
72
Ludismo:
O Ludismo estourou em 1811, foi uma das primeiras revoltas dos operários que eram contra os avanços tecnológicos, que substituíam homens por máquinas, e o nome deriva de um dos líderes, Ned Ludd. Eram revoltas radicais, onde os trabalhadores invadiam as fábricas, e destruíam as máquinas, ficando conhecidos como “quebradores de máquinas”.

Cartismo:
De maneira mais organizada, em 1836 surgiu o Cartismo, constituído pela “Associação dos Operários” e liderado por Feargus O’Connor e William Lovett. Reinvidicavam direitos políticos, como o sufrágio universal direito de voto, o voto secreto, melhoria das condições e jornadas de trabalho. Redigiram a “Carta da Povo”, onde pediam um conjunto de reformas junto ao Parlamento.


Respondido por dudanalin
24
Os ludistas eram também chamados de “Quebradores de Máquinas”, pois se caracterizavam pela invasão das fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho.

Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.

Dessa forma, percebe-se que a grande importância da Revolução Industrial foi tornar os métodos de produção consideravelmente mais eficientes que os conhecidos na época. As mercadorias tiveram seu valor reduzido em virtude de serem produzidas mais rapidamente, o que estimulou muito o consumo (MICHEL, 2000).

O número de desempregados aumentou significativamente, em decorrência da inserção das máquinas no ambiente de trabalho que substituía até quatro trabalhadores por cada uma das máquinas.

Aumentou também a poluição ambiental e sonora, assim como também o êxodo rural, que gerou o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.

Em meio a esse contexto, até hoje a busca pelo oferecimento de um número maior de vagas de emprego é uma das maiores preocupações dos governantes, já que o desemprego encontra-se entre os maiores problemas dos países em desenvolvimento.

A troca dos empregados menos qualificados por robôs é constante nos dias atuais e as empresas buscam profissionais qualificados que tenham criatividade e múltiplas capacidades. O desemprego vem sendo uma preocupação grande também dos países desenvolvidos.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes