Quais são as principais características dos atacas
localizado
capital
chefe politico
principais deuses
atividade econômica
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Ostacas:
Os astecas possuíam uma região politeísta, portanto acreditavam em mais de um deus. ... Um exemplo da influência de outras culturas na religião asteca era o deus Quetzacoatl, conhecido pelos maias como Kukulkán. Os astecas acreditavam que Tezcatlipoca era o deus mais poderoso.
Os astecas foram uma civilização pré-colombiana e desenvolveram-se na Mesoamérica. A capital dos astecas era a cidade de Tenochtitlán, conhecida por sua grandeza e localizada onde hoje fica a Cidade do México, capital do México. Os astecas ficaram conhecidos por formarem uma civilização com estilo de vida sofisticado. Foram dominados pelos espanhóis em 1521.
Resumo:
*Localizavam-se no Vale do México, e sua capital foi construída onde hoje fica a Cidade do México.
*Originários dos povos mexicas, estabeleceram-se no Vale do México após avistarem um presságio dos deuses.
*Inicialmente, estavam sob a tutela dos tepanecas, mas uma revolta no século XV garantiu a independência dos astecas.
*Possuíam uma sociedade hierarquizada com quatro grupos na pirâmide social: o imperador, a nobreza, os homens comuns e os escravos.
*Eram politeístas e acreditavam que os sacrifícios humanos eram vitais para o funcionamento do Sol.
*Grande parte de seu sustento vinha da agricultura que era próspera por conta das chinampas, ilhas artificias construídas com material orgânico.
*Foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés em 1521.
-Principal deuses:
*Tlaloc:Deus da chuva
*Quetzalcóatl: pássaro serpente
*Huitzilopochtli: Deus da guerra
*Economia
Assim como maias e incas, os astecas tinham sua economia baseada na agricultura, com forte investimento na plantação de milho, algodão, feijão e pimenta.
Foram os astecas que inventaram o chocolate, que ao invés de um alimento doce, era uma bebida amarga oferecida aos deuses.
-Organização política e social
*O poder no Império Asteca estava concentrado nas mãos do imperador, que governava a partir da capital.
O Imperador era considerado um semi-deus, escolhido pelo conselho de chefes das aldeias astecas e responsável por comandar o exército, tomar decisões políticas e tinha profunda influência religiosa.
Apesar do controle centralizado do imperador, que comandava as questões religiosas, econômicas e militares em geral, as cidades-estado dominadas pelos astecas mantiveram suas dinastias tradicionais.
Os povos conquistados precisavam pagar altos impostos, em forma de penas raras, pedras preciosas, humanos para sacrifício e trabalho compulsório para as obras do imperador. Esse fator foi fundamental para o fortalecimento do Império.
Espero ter lhe ajudado:)
Bons estudos:)