História, perguntado por laiannecandeira, 6 meses atrás

quais são as principais característica do mercantilismo nós séculos XV até o século XVIII​

Soluções para a tarefa

Respondido por mbatistafreitas93
1

Resposta:

 características do mercantilismo estão associadas ao poder do rei, já que o modelo político da época era o absolutismo. Nesse período muitas nações europeias queriam enriquecer a partir da exploração de riquezas em outros continentes e, para isso, utilizavam as navegações para obter ouro e prata. 

A riqueza no período do Mercantilismo era medida pela quantidade de ouro e prata.

Existem diversas características presentes no mercantilismo, sendo que algumas delas podem ser vistas em todos os países, e outras estão mais ligadas a um estado nacional específico, pois muitos utilizavam as práticas comerciais de acordo com suas necessidades. Vejamos as mais importantes:

• Metalismo: está relacionado a busca por metais preciosos. Nessa época todos queriam ter prata e ouro, pois era uma das formas de demonstrar poder. Um dos principais representantes dessa prática foi a Espanha e lá o conceito era conhecido como bulionismo.

• Balança comercial favorável: é uma das principais características do mercantilismo, podendo ser vista em praticamente todos os estados. A ideia era que os estados fizessem mais exportação do que importação, sendo incentivado o crescimento industrial e manufatureiro como forma de manter a riqueza no próprio país.

• Colbertismo: essa característica esteve presente principalmente na França e ficou conhecida com esse nome por causa de Jean-Baptiste Colbert, que era um ministro do rei bastante influente na época. A ideia era o desenvolvimento manufatureiro como forma de gerar riqueza. O pensamento girava em torno de produzir produtos de qualidade para atrair a venda para estrangeiros. 

• Incentivos às manufaturas: a prática estimulava a manufatura, já que esses produtos geravam mais lucros do que vender apenas as matérias-primas ou gêneros agrícolas. 

• Protecionismo alfandegário: para proteger os seus estados, o governo criava altos impostos para os produtos de importação, estimulando a produção nacional e a manutenção da riqueza no país.

Explicação:

Espero ter ajudado( ˘ ³˘)♥

se possivel de melhor resposta q ♡´・ᴗ・`♡

Respondido por pepaPig12
1

Resposta:

Olá, Como está?

O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que vigorou na Europa, durante os séculos XV a XVII, ao longo da crise do sistema feudal e na formação do capitalismo.

Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo.

Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial.

No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.

Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.

Vejamos cada uma delas.

Balança comercial favorável

Um país deveria exportar mais produtos que importar, em outras palavras, deveria vender mais do que comprar, pois somente assim garantiria que sua balança comercial fosse positiva.

Protecionismo

Para impedir que os produtos importados entrassem no país, o governo usava basicamente duas estratégias. A primeira era cobrar taxas alfandegárias que tornassem os produtos importados muito caros e por isso não fosse lucrativo vendê-los no país.

A segunda era proibir a venda de matérias primas obtidas na colônia para o concorrente.

Desta forma, a balança comercial estaria sempre favorável, com mais exportações que importações.

Colonialismo

O mercantilismo entende que o comércio é o responsável pela geração da riqueza de um país. Então, é preciso conquistar territórios para transformá-los em colônias.

Explicação:

:)


pepaPig12: Poderia dar like ? :)
Perguntas interessantes