História, perguntado por TalyaneSilvaV, 9 meses atrás

Quais sao as potências e os desafios de uma metrópole?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizvmreis
2

Resposta:me de 5 estrelas por favor

Explicação:O destino das metrópoles está no centro dos dilemas das sociedades contemporâneas. As transformações econômicas, sociais e tecnológicas em curso desde a segunda metade dos anos 1970, em especial as decorrentes da globalização e da reestruturação socioprodutiva, aprofundaram as dissociações engendradas pelo capitalismo industrial entre progresso material e urbanização, economia e território. Segundo previsões de organismos internacionais, em 2015 teremos 33 aglomerados urbanos do porte de megalópoles, dentre as quais 27 estarão localizadas em países em desenvolvimento. Apenas Tóquio será a grande cidade do mundo rico.

Por outro lado, enquanto boa parte das metrópoles do Hemisfério Sul continuará a apresentar taxas explosivas de crescimento demográfico, dissociadas do necessário progresso material, aquelas que concentram as funções de coordenação, direção e comando dos fluxos econômicos mundiais encolherão relativamente de tamanho. Teremos então duas condições urbanas: a gerada pela vertiginosa concentração populacional em grandes cidades, nos países em processo de “desruralização”, induzido pela incorporação do campo ao espaço mundial de circulação do capital; e a decorrente da concentração do capital, dos recursos de bem-estar social e do poder.

Ao mesmo tempo, apesar do aumento das assimetrias, as metrópoles ampliaram seu papel indutor do desenvolvimento econômico das nações, como já mostraram os trabalhos clássicos de J. Jacobs (1969) e as pesquisas sobre a relação entre a globalização e as metrópoles (Veltz, 1996; 2002). Porém, para tanto, as metrópoles devem ser mais do que meras plataformas de atração de capitais fundadas na lógica do rebaixamento dos custos. A redução dos custos da distância e as vantagens pecuniárias – produtos da revolução dos meios de transportes e comunicação e dos novos sistemas de gestão empresarial – contam hoje menos do que os efeitos de aglomeração decorrentes da densificação das relações sociais, culturais e intelectuais. As metrópoles devem, portanto, constituir-se em meios sociais capazes de promover a inovação, a confiança e a coesão social, tornando-se veículos da junção entre Estado e nação.

Perguntas interessantes