Sociologia, perguntado por elizabethkinsley000, 10 meses atrás

quais são as politicas sociais do Brasil? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannaolivei65
0

Resposta: De modo geral, são consideradas políticas sociais, todas as intervenções públicas nas áreas:

Seguridade social - Políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão em situações como a velhice, e a doença.

Saúde - Gastos com saúde são políticas governamentais para distribuir renda.

Educação - Intervenções no campo educacional - são as políticas educacionais.

Emprego - Ações para corrigir as distorções do mercado, como o SNE e o seguro-desemprego.

Saneamento - Serviços de água e esgoto, manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas.

Habitação - Políticas voltadas à diminuição dos déficits habitacionais, são as políticas habitacionais.

Estrutura fundiária - Políticas voltadas à questão da terra, como a reforma agrária.

Respondido por nazacastro120
1

Resposta:

A política social no Brasil, apesar da atual amplitude é, ainda, marcada por políticas específicas com baixa coordenação entre elas e grandes desafios em termos de abrangência (universalidade e integralidade) e qualidade dos bens e serviços oferecidos. Nesse sentido é que se percebe a dificuldade de pensar a política social brasileira na perspectiva da ideia do Welfare State ou mesmo discutir a validade de tal conceito para enquadrar os esquemas vigentes atualmente. A própria literatura nacional da área reflete a realidade atual da política social, uma vez que ela é também bastante setorial, tratando de políticas específicas e com predominância, em termos metodológicos, da análise voltada para descrição dos estágios alcançados e/ou deficiências reveladas.

Para efeito da análise da política social e suas conexões com o processo de desenvolvimento, será adotado um conceito organizador da política social como sendo o conjunto de políticas, programas e ações do Estado, com objetivo de efetuar a proteção e a promoção social em repostas aos direitos sociais e a outras situações não inclusas nos direitos referentes às contingências, necessidades e riscos que afetam vários dos componentes das condições de vida da população. Tais programas e ações concretizam-se na garantia da oferta de bens e serviços, transferências de renda e regulação de elementos do mercado.

Para atingir os objetivos mencionados, o Estado brasileiro atualmente desenvolve um conjunto diversificado de políticas públicas. Para dar resposta ao objetivo - proteção social -, agrupam-se as políticas sociais vinculadas à Seguridade Social. Políticas destinadas a reduzir e mitigar as contingências, necessidades e riscos a que qualquer indivíduo está exposto em uma sociedade de mercado, tal como o de não poder prover seu sustento e da família por meio do trabalho, seja por velhice, morte, doença ou desemprego: essa categoria engloba os diferentes programas e ações da Previdência Social (aposentadorias, pensões e auxílios) geral e do setor público, Saúde, Assistência Social e Seguro-Desemprego.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes