Geografia, perguntado por robsn2020, 10 meses atrás

quais sao as outras três faces do Cerrado brasileiro​


snakjdu53: como assim outras ?
robsn2020: tem mas três
snakjdu53: MAS COMO VOU SABER QUAIS FALTÃO?

Soluções para a tarefa

Respondido por jucelialima567
3

Resposta:

mata Ciliar, mata de galeria , seca e Cerradão


robsn2020: obrigafo
snakjdu53: Ñ TEM DE QUER MA SERA
snakjdu53: MAS ERA ASSIM?
Respondido por jherosinha49
1

Resposta:

O uso da expressão “tipos de Cerrado” não é correto. Sabe-se que o bioma Cerrado, em razão de sua grande extensão no território brasileiro e por fazer fronteira com diversos outros biomas, possui paisagens variadas e uma grande biodiversidade. O termo correto para referir-se a essas variações paisagísticas é fitofisionomias do Cerrado. Essas fitofisionomias variam de acordo com as regiões, características do clima, do solo e do relevo. A classificação mais comum apresenta os seguintes tipos de fitofisionomia:

1. Campos Limpos: é um tipo de vegetação composto por gramíneas, sem a presença de estrato lenhoso. Esse tipo de fitofisionomia é propício para o deslocamento de animais como a onça-pintada, ema e tamanduá-bandeira.

2. Campo Sujo: é comumente conhecido como Cerrado Ralo e é constituído por plantas do estrato herbáceo, nos quais arbustos são poucos expressivos.

3. Cerrado Stricto Senso: representa a vegetação mais predominante nesse bioma. Constitui-se principalmente por espécies arbustivas, compostas por árvores de pequeno porte com troncos tortuosos e espessos. Esses arbustos não são densos, como em áreas de matas fechadas, e adaptam-se às condições do ambiente, apresentando raízes com bastante profundidade, que alcançam os lençóis freáticos.

4. Mata Seca: esse tipo de fitofisionomia encontra-se afastado de cursos d'água. Nela se localizam árvores como ipê e aroeira, que ao longo da estação seca perdem suas folhas em razão da baixa disponibilidade de água.

O ipê é uma árvore característica da fitofisionomia conhecida como mata seca.

 

5. Cerradão: constitui uma vegetação de transição entre a mata seca e o cerrado strictu senso. Apresenta árvores com muitas folhas e ramos, além de características tortuosas. Nesse tipo fitofisionômico, encontra-se uma vegetação com porte maior que os arbustos, chegando a nove metros de altura.

6. Matas de Galerias: também conhecidas como Matas Úmidas, são vegetações que acompanham os cursos d'água. Apresentam árvores que podem atingir até 30 metros de altura, troncos lisos e folhas pequenas. Mantêm sua folhagem verde durante todo o ano graças à presença de água.

7. Veredas: conhecidas também como Áreas de Várzeas, estão localizadas em áreas de nascentes de diversas bacias hidrográficas. A vegetação é comumente formada pelo buriti e espécies de mata e campo. Limitam-se com os campos limpos e campos sujos. A vegetação apresenta exuberância.

8. Cerrado Rupestre: esse tipo de vegetação forma-se em ambientes com características rochosas, especialmente em serras. As principais espécies desse tipo de fitofisionomia são o caju, papiro, murici e mangaba.

 

Explicação:

espero ter ajudado.

Perguntas interessantes