Quais são as origens das correntes em psicologia?
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Resposta:
A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha. ... Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no início da década de 1880
Explicação:
As origens da corrente sócio-histórica estão associadas fundamen-
talmente aos nomes de L. S. Vygostsky (1896-1934), A. N. Leontiev
(1903-1977) e A. R. Luria (1902-1977), os quais integram trabalhos
e interesses de áreas disciplinares diferentes como a Lingüística, a
Psicologia, a Pedagogia e a Neurologia. Na época em que aparecem
seus primeiros trabalhos, a Psicologia Científica estava fortemente
marcada pelo experimentalismo. Do ponto de vista teórico, três cor-
rentes principais disputavam o campo psicológico: a introspecionis-
ta, inaugurada pelos trabalhos de W. Wundt (1832-1928), que se pro-
punha a descrição dos fenômenos de consciência através da análise
dos seus elementos constituintes; a gestaltista, fundada nos traba-
lhos de M. Wertheimer (1880-1943), K. Koffka (1871-1946) e W. Kohler
(1887-1946), que opunha ao elementarismo introspecionista uma
análise holística dos fenômenos psíquicos; e a funcionalista que, a
partir dos trabalhos de J. Dewey (1859-1952) e de J. R. Angell
(1889-1949), contrapunha também ao elementarismo introspecionis-
ta uma análise das funções da atividade consciente. O manifesto de
Watson (1913), na linha funcionalista, lançava nos EUA a chamada
revolução behaviorista, a qual constituía um retorno ao elementa-
rismo do modelo S-R, descartando do campo da análise científica
os fenômenos da consciência e os processos mentais, enquanto fenô-
menos subjetivos, mas deixando também de lado os processos neu-
rofisiológicos, objeto das pesquisas da reflexologia pavloviana na
qual Watson de inspirara. Nesta época, S. Freud (1856-1939) já conso-
lidara as bases do movimento psicanalítico na Europa e na América.
A situação da Psicologia russa não era muito diferente da européia,
com a qual estava ligada por laços culturais. Apresentava, entretanto,
características culturais peculiares em razão da sua história e da fer-
mentação socialista que marcaria o fim da era tzarista. Segundo J.
Valsiner (1988), as idéias evolucionistas estavam muito disseminadas
na Rússia pré-revolucionária. Duas tradições tiveram grande influên-
cia, segundo ele, na Psicologia soviética: uma no contexto da Biologia
evolucionista, com nomes como V. A. Vagner (1849-1934) e A. Severt-
sov (1866-1936); outra no da Neurofisiologia, onde se destaca I.M. Se-
chenov (1829-1905), iniciador da corrente reflexológica, e seus suces-
sores V. Bekhterev, fundador do Laboratório de Psicologia de Kazan,
o primeiro da Rússia, e I. Pavlov. Várias das idéias da construção teó-
rica de Vygotsky, Luria e Leontiev têm sua origem nesta dupla tradi-
ção, tais como: a dupla linha de desenvolvimento, a natural e a social-
cultural, presente na perspectiva evolucionista de Vagner; a visão ho-
lística do desenvolvimento e a função dos instrumentos na atividade
humana, integrantes da concepção evolucionista de Severtsov; a
idéia da existência de duas categorias de funções, as elementares e
as superiores, assim como o conceito de interiorização das funções
psíquicas, presentes na dupla dimensão das condutas, a voluntária
e a involuntária, de Sechenov; a importância da atividade na transfor-
mação da realidade externa e interna da pessoa, a qual faz parte dos
trabalhos de Bekhterev; finalmente, a função atribuída à linguagem
encontra no segundo sistema de sinais de Pavlov um referencial im-
portante. A influência desta tradição e de outros autores russos, como
P. Blonsky (caráter histórico do comportamento), K. N. Kornilov, o gru-
po de M. Basov em Leningrado (em particular, Shapiro e Gerke), deve
acrescentar-se a influência de autores europeus como Kohler (método
da dupla estimulação), Voikeelt, Krueger, a da "escola de Leipzig" (Psi-
cologia do Pensamento), de K. e Ch. Buhler, W. Stern, J. Piaget, assim
como a dos antropólogos L. Levy-Bruhl e Thrunwald e dos lingüistas
L. P. Yakubinsky, R. O. Jakobson, A. A. Potebnya e F. de Saussure.
Toda estas influências têm, porém, como pano de fundo, as idéias fun-
damentais da filosofia de Marx e Engels.
Marxismo e Psicologia Sócio-Histórica
Acho que ajuda a complementar a resposta da outra pessoa.